Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como fotografia e tecnologia democratizaram registros cotidianos

O dia da Fotografia comemora-se, anualmente, em 19 de agosto. A celebração tem origem por conta da invenção do Louis Daguerre, em 1837.

O físico inventou o daguerreótipo, um aparelho fotográfico baseado em fixar as imagens obtidas na câmara escura numa folha de prata sobre uma placa de cobre.

Daguerreótipo inventado pelo Físico Louis Daguerre, em 1837.

Mais tarde, em 1839, exatamente em 19 de agosto, o Governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente “grátis para o mundo”.

Desde então, diversos recursos foram surgindo, como a foto colorida, câmeras com flash, câmeras digitais, celulares com câmeras e outras inúmeras tecnologias que temos hoje.

Cada vez mais, os equipamentos recebem upgrades tecnológicos, como maior qualidade de imagem, facilidade de manuseio, possibilidades de armazenamento, compartilhamento e edições.

Com certeza, a fotografia se tornou algo mais democrático e uma experiência particular do indivíduo.

À medida que ela se torna uma experiência cada vez mais pessoal, a fotografia consegue representar diversos aspectos do cotidiano de uma pessoa.

É a arte de se conservar um momento em uma imagem, e é claro que a tecnologia faz parte desse contexto.

Olhar Sensível

Em 2018, a Facens, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), e o SENAI de Itu, realizou a exposição Olhar Sensível.

O projeto reuniu 13 pessoas com deficiência visual, entre cegos e baixa visão, em um curso ministrado pelo colaborador Facens e fotógrafo com baixa visão,Teco Barbero.

No curso, técnicas de fotografia usando outros sentidos do corpo foram ensinadas e, para a exposição, as fotos foram retratadas através de impressoras 3D, em parceria com o FabLab Facens.

Neste ano, para comemorar o dia da fotografia, o MACS realizaou um bate-papo online com o grupo que auxiliou na execução da exposição “Olhar Sensível”. Você pode conferir tudo o que rolou aqui:

Para todos os amantes da fotografia, um feliz dia! Que, cada vez mais, a gente consiga registrar nossos olhares por aí 🙂

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x