Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mandela Day: conheça um pouco mais do líder sul-africano

Por  Alessa Moura

Em 18 de julho celebra-se o Dia Internacional Nelson Mandela (ou Dia de Mandela), uma comemoração internacional instituída pela Assembleia Geral da ONU em novembro de 2009. A data escolhida se dá por conta do dia de nascimento de Mandela.

Todos nós, em algum momento, já ouvimos falar sobre ele, mas o que talvez não sabemos realmente é sobre sua história e trajetória.

Nascido na cidade de Mvezo, África do Sul, em 18 de julho 1918, Nelson Mandela foi uma das pessoas mais importante da história. Ele foi um líder fundamental na história da África do Sul e também um dos grandes nomes mundiais da luta contra a opressão racial.

De etnia Xhosa, recebeu o nome de Rolihiahia Dalibhunga Mandela, em sua vida acadêmica, ao terminar sua formação básica, entrou na escola preparatória – Clarkebury Boarding Institute, um colégio exclusivo para negros, onde estudou a cultura ocidental e, em seguida, no Colégio Healdtown.

Quando jovem, Mandela ingressou no curso de Direito, na Universidade de Fort Hare, a primeira Universidade da África do Sul a ministrar cursos para negros.

Mandela atuou inicialmente na Juventude do CNA (Congresso Nacional Africano) e durante os anos de luta defendeu uma resistência pacífica e a desobediência civil contra o regime do apartheid.

apartheid foi uma legislação estabelecida pelo governo, que era firmada por uma prática de separação entre brancos de origem europeia e negros do continente africano, o que já estava ocorrendo desde o processo de colonização da região, principalmente, por parte dos colonizadores protestantes de origem holandesa.

O apartheid consolidou-se após a Segunda Guerra Mundial, quando o Partido Nacional Africânder chegou ao poder. Militantes do CNA foram presos, um deles – Nelson Mandela, que foi condenado no Julgamento de Rivonia à prisão perpétua, em 1964. A partir da década de 1990 o apartheid chegaria ao fim.

O governo de Mandela foi marcado pelo empenho em dar fim ao legado histórico do apartheid. Foram criados programas de habitação, educação e desenvolvimento econômico para a população que vivia nos guetos. Uma nova constituição foi aprovada, garantindo a estabilidade política do país.

Após sua saída do governo, em 1999, criou uma fundação que tem seu nome, atuando em diversas áreas sociais, como no amparo aos portadores de HIV e no auxílio à infância.

Sua última aparição pública aconteceu no final da Copa do Mundo de Futebol, realizada na África do Sul, em 2010. Madiba, como era carinhosamente chamado, morreu em sua casa, em 2013.

Por meio da Resolução A/RES/64/13 a ONU, com o consenso de 192 países membros, homenageia a dedicação de Mandela a serviço da humanidade, pela resolução de conflitos, pela relação entre as raças, promoção e proteção dos direitos humanos, a reconciliação, igualdade de gêneros e direitos das crianças e outros grupos vulneráveis, e ainda pelo desenvolvimento das comunidades pobres ou subdesenvolvidas.

Uma grande história de luta pela igualdade e direitos humanos, Mandela será sempre lembrado ao redor do mundo e eternizado em livros, filmes, séries, obras de arte e outros.

Dicas para conhecer um pouco mais a trajetória de Mandela

Filme: Invictus (2009)

O filme Invictus mostra o recém-eleito presidente Nelson Mandela lidera um país que continua racialmente e economicamente dividido.

Ele acredita que pode unir a nação por meio da linguagem universal: o Esporte. Para isso, Mandela junta forças com Francois Pienaar, capitão do time de rúgbi, promovendo a união dos sul-africanos em favor do time do país na Copa Mundial de Rúgbi de 1995.

Você pode assistir Invictus na Neflix. Veja o trailler legendado:

Leitura: Biografias de Mandeala

Para os fãs de leitura, aqui vão alguns títulos bem legais!

Autobiografia – Longa caminhada até a liberdade (2013)

Este está disponível na Biblioteca da Facens para empréstimo, só agendar! ????

Cartas da Prisão de Nelson Mandela (2018)

Mandela – A Biografia: homens que mudaram o mundo (2019)

Durante abril e maio de 2021, o LIS (Laboratrio de Inovação Social Facens) trouxe uma formação para a Facens e Newton Paiva que se chamava “Academia de Líderes Ubuntu”, cuja metodologia e conteúdo é inspirada em algumas personalidades históricas como Mandela.

Esta é uma das maneiras que a Facens encontrou de reconhecer uma data tão importante. Esta é a celebração da vida de uma pessoa pacifista, justa e que lutou por muitos. Mandela é um grande exemplo que seguimos para contribuir com a formação cidadã dos nossos alunos.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
1 Comentário
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
trackback
2 anos atrás

[…] Em 18 de julho celebra-se o Dia Internacional Nelson Mandela (ou Dia de Mandela), uma comemoração internacional instituída pela Assembleia Geral da ONU em novembro de 2009. A data escolhida se dá por conta do dia de nascimento de Mandela.Saiba mais: https://blog.facens.br/mandela-day-conheca-um-pouco-mais-do-lider-sul-africano/ […]

Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

1
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x