Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

CNPq promove evento online sobre a inserção de meninas e mulheres na ciência

No último dia 22, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizou o Encontro Nacional da Chamada Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação.

O evento, transmitido via Youtube, fez uma avaliação dos resultados obtidos pela Chamada conjunta de mesmo nome, lançada em 2018 pelo CNPq e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O objetivo dessa chamada é de apoiar projetos que estimulassem a formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil. 

A meta do edital foi, ainda, despertar o interesse vocacional de estudantes do sexo feminino da Educação Básica e do Ensino Superior para as profissões de Exatas e também o combate à evasão de estudantes do sexo feminino dos cursos de graduação nas área de conhecimento de matérias exatas.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do CNPq, Evaldo Vilela, e por Adriana Tonini, diretora da Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do Conselho.

Durante todo o evento, aconteceram encontros e palestras sobre o tema e ele está disponível no Canal do Youtube do CNPq, para quem queira assistir.

Esta é a segunda Chamada do CNPq no âmbito do Programa Mulher e Ciência para incentivar e apoiar a presença de meninas e jovens nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação.

Ao todo, 76 projetos foram apoiados, com a participação de 350 escolas de Educação Básica (Ensinos Médio e Fundamental II) e representantes de todas as regiões brasileiras.

Participam dos projetos contemplados pela Chamada 1.500 bolsistas de Iniciação Científica (IC), Iniciação Científica Júnior (ICJ) e Apoio Técnico (ATP-A).

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x