Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Boletim DRI: o primeiro do ano!

Após um pequeno período de férias, o Boletim do DRI Facens está de volta!

Confira aqui alguns acontecimentos internacionais do primeiro mês de 2024, o mês que durou um ano inteiro! rs

Davos

O encontro do Fórum Econômico Mundial, realizado anualmente em Davos, na Suíça, aconteceu entre os dias 15 a 19 de janeiro com o tema “Reconstruindo a confiança”. Os principais pontos discutidos foram:

– Segurança internacional: guerra entre Rússia e Ucrânia (que já dura dois anos) e guerra no Oriente Médio;

– Inteligência artificial;

– Clima, natureza e energia.

O Fórum Econômico Mundial foi criado em 1971, e é uma organização internacional para cooperação público-privada com o objetivo de moldar agendas globais, regionais e da indústria.

Oscar

A cerimônia só acontece em março, mas os indicados já foram divulgados. O filme Oppenheimer foi indicado a 13 categorias, incluindo de melhor filme, diretor, ator e atriz. Um pouco atrás, Pobres Criaturas, estrelado por Emma Stone, foi indicado 11 vezes. Concorrendo em 10 categorias, o filme Assassinato da Lua das Flores fez com que Martin Scorsese se tornasse o diretor com o maior número de indicações à premiação.

O filme Barbie, fenômeno de bilheteria do ano passado, também foi indicado a várias categorias, no entanto, Margot Robbie (atriz) e Greta Gerwig (diretora) ficaram de fora da lista de indicadas.

Japão se torna o quinto país a pousar na Lua

No dia 19 de janeiro, o Japão conseguiu o que apenas EUA, a antiga União Soviética, a China e a Índia haviam feito: pousar, com sucesso, uma sonda na Lua!

O país entrou para a história com a sonda SLIM que, apesar dos apesares, pousou de cabeça para baixo e, após três horas da aterrissagem, teve seu suprimento energético cortado para reparo de uma falha. No dia 29, tudo voltou ao normal e a sonda retornou as operações.

Lançamento da Disney: Holo Tile Floor

Quem viu a notícia compartilhada por aqui sobre o novo óculos de realidade virtual da Apple, o Vision Pro, vai gostar dessa!

A Disney lançou um tapete que permite andar ou correr sem sair do lugar. Podendo ser conectado ao Vision Pro, o tapete permite uma experiência ainda mais completa aos usuários. Já imaginou jogar The Last of Us com essa dupla?

Graças a essa invenção, o pesquisador e engenheiro Lanny Smoot foi indicado ao Hall da Fama dos Inventores dos Estados Unidos.

Conheça o Ballie, o Wall-E da Samsung

Brincadeira à parte, ainda falando sobre tecnologia, a Samsung anunciou um personal assistant, um robô que anda e ajuda com as tarefas de casa. Infelizmente, ainda não há previsão de lançamento.

Shangai ocupa o primeiro lugar no ranking das smart cities da Ásia

A Juniper Research, instituição de análise global no setor de tecnologia móvel e digital, apontou Shangai como a principal smart city da Ásia em 2023, após avaliar 50 cidades em aspectos como transporte e infraestrutura, energia e iluminação, gestão e tecnologia urbana e conectividade urbana.

Shangai tem cobertura total de 5G e também internet por fibra de alta velocidade, graças ao projeto Dual Gigabit. Outro destaque é o aplicativo Citizen Cloud, onde os cidadãos podem resolver qualquer problema que envolva a cidade (pagar taxas, fazer reclamações e solicitação de manutenção).

Vacina contra malária

Camarões está realizando, pela primeira vez no mundo, uma campanha em larga escala de vacinação contra a malária, doença transmitida pelo “mosquito prego”. Mas por que isso é relevante?

De acordo com a OMS, só em 2021, foram registrados mais de 3 milhões de casos e 3.800 mortes por malária no país. Das mortes registradas no mundo, 95% são em países africanos, sendo, na maioria, crianças menores de 5 anos.

Big Brother Brasil 24

É o Brasil do Brasil! Mais uma edição do BBB começou e não pense que não dá para aprender com este reality show. Saiba algumas curiosidades com a matéria que publicamos ano passado aqui no Blog Facens!

DRI indica!

A dica desta edição é especial. Se você tem interesse em estudar em outro país, temos uma boa notícia: os editais de estudo no exterior serão divulgados em breve e, desta vez, contemplando também os cursos de Saúde!

Fique atento ao @dri_facens para não perder o período de inscrições.

E quer um spoiler? Tem destinos inéditos nesta temporada, viu?

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x