Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A casa mais vigiada e tecnológica do Brasil: começou o Big Brother Brasil

Por DRI Facens

Opiniões à parte, é inegável a popularidade do reality show Big Brother Brasil entre os brasileiros. O aumento da audiência em cada edição só comprova o sucesso do programa.

A edição 23 do BBB estreou na terceira semana de janeiro e estará nas telinhas até meados de abril. Segundo a Rede Globo, esta edição do programa trará novas dinâmicas e contará com o maior prêmio da história do BBB.

O BBB foi inspirado em um livro

PASME! E tem gente por ai se achando melhor por não assistir BBB e ler um livro… (risos)

Mas é verdade. O reality é inspirado na obra “1984” do consagrado escritor britânico George Orwell, no qual apresenta uma realidade hipotética em que a sociedade é governada pelo Grande Irmão (tradução livre) que utiliza as “telas” como forma de observar e espionar a população.

Com esta ideia em mente, o empresário holandês John de Mol Jr. idealizou o formato do programa que vemos atualmente. A primeira edição ocorreu na Holanda, em 1999, e só chegou ao Brasil em 2002, com a compra dos direitos autorais pela Rede Globo.

Dá uma espiadinha:

  • Atualmente, o Big Brother é exibido em 11 países: Brasil, Estados Unidos, Holanda, Alemanha, Espanha, Polônia, Dinamarca, Reino Unido, África do Sul, Rússia, Itália.
  • Já em sua primeira edição, o Big Brother Brasil contou com a participação de um participante estrangeiro. O cabeleireiro franco-angolano Serginho (Antônio Sérgio Tavares Campo) que protagonizou o primeiro caso envolvendo a polícia com o programa ao ser notificado pela justiça, mesmo dentro da casa, sobre o seu visto de permanência no Brasil em situação irregular.
  • A edição de 2022 do Big Brother – Desafio Final, realizado em Portugal, teve como grande vencedora uma brasileira. Com 90% dos votos, a influenciadora Bruna Gomes levou para casa o prêmio de 15 mil euros.
  • Outra brasileira a participar de uma edição no exterior foi Dayane Mello. Participando do “Gran Fratello VIP”, versão italiana do reality show, a modelo conseguiu grande apoio dos brasileiros nas redes sociais chegando até a final do reality, porém encerrou o programa na 4ª colocação.

O BBB mais tecnológico que você já viu

De algumas edições pra cá, o BBB conta com a ajuda da tecnologia para monitorar diversos aspectos do programa e dos participantes.

Você vai reparar que todos os Brothers e Sisters usam um smartwatch. Já que eles não têm acesso as horas, o relógio serve para a equipe monitorar a qualidade do sono, frequência cardíaca e o bem-estar dos participantes.

Para as provas do líder, anjo e outras dinâmicas, o reality conta com uma equipe de mediatech. Por exemplo, na edição de 2022, os 5 finalistas participaram de uma prova que envolvia o metaverso.

Em 2020, a edição bateu vários records e um deles já foi parar para o Guiness World Records! Quem aí lembra do paredão entre Manu e Prior? O confronto rendeu mais de 1,5 milhões de votos! E é claro que por tras disso tinha uma equipe de metadados pra conseguir mensurar tamanha votação.

O programa também conta com o suporte de Inteligência Artificial e Machine Learning para reconhecimento facial dos Brothers e Sisters, que fazem o acompanhamento automático dos cortes de câmeras.

Muito massa, não é mesmo? Agora você não vai mais assistir o BBB da mesma forma!

Para mais conteúdo como este, oportunidades internacionais e curiosidades culturais, siga o DRI Facens no Instagram: @dri_facens.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x