Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

BIM: o que é, exemplos de ferramentas e como aplicar

Por Natália Nakamura Barros

BIM significa Modelagem de Informação da Construção. Ou seja, consiste na interrelação entre políticas, processos e tecnologias para gerenciar as informações de todo o ciclo de vida da construção: projeto, obra, uso e demolição.

Muitas pessoas entendem BIM como uma nova tecnologia, mas, mais do que isso, envolve também políticas e processos. Como assim?

Políticas no sentido de regulamentos, leis, normativas que explicam como BIM deve ser aplicado. E processos, pois ele impacta no processo de projeto, incentivando o uso de processos colaborativos.

Quais ferramentas BIM existem?

Como dito anteriormente, BIM pode ser aplicado em todo o ciclo da construção. Entenda o termo construção, como qualquer edificação, obra de arte, rodovias etc, que fazem parte da construção civil.

Desse modo, existem ferramentas adequadas dependendo do objetivo e qual etapa do ciclo de vida você está trabalhando.

Um dos desenvolvedores de softwares mais famosos é a Autodesk. A Autodesk possui uma grande variedade de ferramentas, dependendo da sua necessidade.

Para desenvolvimento de projetos, por exemplo, tem o Revit. Para detecção de interferências e planejamento de obra, o Navisworks. Para o projeto de estradas, pontes e rodovias, o Civil3D.

Outros desenvolvedores, que também têm diversas soluções próprias, são: Graphisoft, ACCA, Bentley etc. Além disso, existem softwares específicos para determinadas aplicações, como: orçamentação, realidade virtual e aumentada etc.

Deste modo, a gama de ferramentas presentes hoje no mercado é imensa e está crescendo. A escolha do software mais adequado vai depender do objetivo, do seu conhecimento e da disponibilidade de recursos.

Como aplicar BIM na sua empresa?

A aplicação de BIM vai demandar uma série de conhecimentos. Primeiro, é necessário estabelecer um plano de implementação BIM para verificar quais são as necessidades da sua empresa, as pessoas envolvidas, a infraestrutura, etc.

Ou seja, antes de sair comprando softwares e fazendo cursos disponíveis na internet, é preciso verificar quais são os objetivos e suas necessidades.

A Pós-graduação em BIM, Transformação Digital e Futuro das Construções da Facens irá te ensinar a planejar, contratar, projetar e aplicar BIM em todo o ciclo da construção. Ela irá te fornecer um conhecimento amplo de como BIM deve ser aplicado para gerar valor para você, sua empresa e seu cliente.

Conheça mais sobre o curso da Pós na Facens!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x