Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Alunos Facens ganham bolsa em projeto do Google pelo 5° ano consecutivo

Pelo 5° ano consecutivo, a Facens teve seus alunos contemplados para programa de bolsas Google Summer of Code, através do Liquid Galaxy Facens. Neste ano, a Facens irá trabalhar em parceria com outra organização open source, a Invesalius, da área da Saúde.

O projeto Google Summer of Code é global e conta com a participação de instituições de ensino superior de todo o mundo. Os programas selecionados passam a fazer parte do portfólio de projetos Google. Em 2023 três alunos da Facens participarão da iniciativa.

A Facens dispõe, desde 2019, de um laboratório de pesquisa baseado na tecnologia do Liquid Galaxy, onde os alunos recebem treinamento de profissionais chancelados pelo Google nas áreas de Programação Web, Desenvolvimento Mobile e Programação em Shell Script.

Com um modelo de aprendizagem baseado na integração continua, os alunos da Facens que participam do Programa Liquid Galaxy são treinados para solucionar problemas reais de alto nível, com o objetivo de fornecer uma experiência única de aprendizagem. Neste ano, os projetos vencedores estão focados nos sistemas de tecnologias de mapas do Google, visualização de dados por satélite e jogos multiusuário.

O Liquid Galaxy é um sistema panorâmico, que começou como um projeto do Google, criado pelo engenheiro Jason Holt para executar o Google Earth em um cluster de PCs até virar uma organização Open Source. A partir disso, laboratórios como o de Sorocaba, Nova Iorque, Sidney e Lleida foram criados. Visando melhorar os sistemas de visualização geoespaciais existentes, a organização continua desenvolvendo e aprimorando a tecnologia do Liquid Galaxy para fornecer aos seus clientes novas ferramentas de exposição e visualização nas áreas de Sistemas de Informação Geográfica, modelagem 3D, jogos, visualização de grandes conjuntos de dados (ou BIG DATA) e otimização de recursos utilizando a Inteligência Artificial.

Conheça os projetos

COVID-19 data explorer

Projeto da aluna Ana Laura de Oliveira Silva, 3º semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Facens, consiste em um visualizador de dados sobre o COVID 19, que tem por objetivo analisar os dados obtidos sobre o vírus através de uma API, calcular sua evolução utilizando uma Inteligência Artificial e mostrar possíveis estatísticas de contaminação e mutação, mostrando assim os dados passados e possíveis dados futuros no entorno do Liquid Galaxy.

Assim, será possível ao usuário filtrar os dados sobre o vírus e visualizar sua trajetória pelo mundo a partir de sua evolução através de filtros escolhidos por ele, como país, data e variante


PACS Communication

Este projeto visa trabalhar com “Picturing Archiving and Communication Systems” (PACS), que é uma ferramenta usada para armazenar, recuperar e compartilhar imagens médicas entre profissionais de saúde.

Os sistemas PACS facilitam o gerenciamento de imagens médicas, pois contém integração com o padrão Dicom, que implementa o protocolo DIMSE que é usado para realizar operações de recuperação/upload de imagens médicas.

InVesalius é uma ferramenta de desktop que permite a visualização e reconstruções tridimensionais de arquivos de Tomografia Computadorizada e também de Ressonância Magnética.

O InVesalius permite carregar um conjunto de imagens de TC ou RM e depois mostra os planos Coronal, Sagital e Axial e também permite a aplicação de máscaras para reconstruir as imagens em três dimensões.

Atualmente o InVesalius não possui integração com sistemas PACS, isso significa que todos os arquivos são gerenciados pelo aplicativo.”

The LiquidArt AI

O projeto LiquidArt AI é um aplicativo móvel desenvolvido em Flutter, que permite aos usuários gerar imagens usando um prompt de texto ou áudio para texto e uma seleção de APIs (NightCafe, um servidor local de Stable Diffusion, AI Art Maker, Dall-e) e um sistema de tela múltipla para exibição de informações geográficas.

O aplicativo utiliza um servidor Node js para se conectar ao sistema Liquid Galaxy e uma API customizada para exibir as imagens nas telas. O projeto também inclui uma nova máquina local para o projeto LG que possui uma GPU e a capacidade de criar arte de IA baseada em difusão estável.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x