Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Alunos de Engenharia de Produção Facens vencem 6ª edição do IEOM com artigo sobre logística de distribuição em grandes centros

Entre os dias 3 e 5 de novembro aconteceu, de forma híbrida, a 6th edição da North American International Conference on Industrial Engineering and Operations Management (IEOM).

Diretamente de Monterrey, México, a edição de 2021 abordou temas como o ensino da Engenharia de forma global, Indústria 4.0, soluções para a indústria, Smart Mobility, a presença da mulher na indústria e academia, diversidade e inclusão e a transformação digital para modelos de negócios, além das apresentações de artigos.

Os alunos Bruna Meire Kuhl Gomes, Cassiana Teza e Gabriel Cassino, com a coautoria dos professores Rodrigo Luiz Gigante e Henrique Ewbank, todos do curso de Engenharia de Produção da Facens, submeteram o artigo completo intitulado “The Alternatives on Last Mile Delivery Logistics: Insights on Customers’ Preferences”, em português, “As alternativas na logística de entrega de última milha: percepções sobre as preferências dos clientes”.

O artigo apresenta uma análise sobre o conceito de last mile, tão importante para logística de distribuição em grandes cidades.

O professor Henrique Ewbank explica que o conceito de “last mile” se refere à última etapa da distribuição, quando o produto sai do centro de distribuição para o seu destino final. Essa última etapa é importante, em especial nos grandes centros urbanos, que sofrem com grande fluxo de veículos e restrições de tráfego. 

Diversas empresas estão buscando meios de distribuição alternativos para realizar essa entrega final, seja usando lockers, entregas por bicicleta, drones, veículos menores (por exemplo vans), ou até mesmo pessoas físicas, sem relação com a empresa de distribuição, que se dispõem a entregar, a pé ou usando seu próprio veículo, uma vez que a entrega fica no seu caminho cotidiano. O objetivo é reduzir o custo e o tempo de entrega.

Henrique Ewbank, professor do Centro Universitário Facens.

Para embasamento do estudo citado no artigo, uma pesquisa com clientes (destino final) foi feita. O objetivo era compreender quais as preferências de meios de recebimento de produtos.

Os resultados mostraram que clientes mais velhos preferem entregas por bicicleta ou por automóvel de passeio, por serem mais seguros, enquanto os clientes mais jovens preferem entregas por lockers, vans, motocicletas e drones, ainda que este último ainda não esteja regulamentado no Brasil.

O artigo completo foi apresentado no congresso pela aluna Cassiana Teza, e obteve o primeiro lugar na Undergraduate Student Paper Competition (Competição de Artigo Completo de Alunos de Graduação), que compõe a programação da conferência.

Parabéns pela pesquisa e pela conquista, pessoal!

Sobre IEOM

O objetivo central da Sociedade IEOM é promover globalmente o pensamento crítico e sua utilização eficaz no campo da Engenharia Industrial (IE) e Gestão de Operações (OM), fornecendo meios de comunicação e rede entre pessoas diversificadas, especialmente em países emergentes, motivadas por semelhantes interesses.

A IEOM também buscar promover a integração entre instituições de ensino, estudantes e empresas de todo o mundo, possuindo capítulos de estudantes em todos os continentes.

Assim como outras instituições brasileiras, a Facens faz parte de um capítulos de estudantes da IEOM e já participou de diversas atividades promovidas pela comunidade, como visitas técnicas, organização de conferências e desenvolvimento de artigos.

Clique aqui e saiba mais.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x