Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

5 tecnologias para ajudar nas aulas remotas

DON’T PANIC! Sabemos que o ensino remoto está sendo um desafio para todos. Pensando nisso, separamos 5 tecnologias para ajudar na hora de apresentar o conteúdo para a classe!

Vem com a gente!

1. CHAMADAS DE VÍDEO E CHAT ONLINE

As ferramentas de chamada de vídeo e chat online são nossas melhores amigas neste momento. Nelas, o professor pode se reunir com a classe e deixar a criatividade fluir para uma aula super interativa.

É possível compartilha a tela, ter um bate-papo em vídeo com a classe, abrir para um momento de troca de ideias no chat… são inúmeras possibilidades! Vale também conversar com a turma e ver com o que eles se identificam melhor.

Existem muitas ferramentas e você pode usar a que se encaixa melhor para a turma. A versão free do Zoom, por exemplo, permite até 40 minutos de chamada. Já o Google Meet permite até 250 pessoas em uma chamada!

Se você não tem esse tipo de ferramenta no seu computador, é muito simples de baixar e instalar. Clique aqui para conhecer outras e fazer o download da qual atende a sua necessidade!

2. WEBINAR

Os Webinars também podem ser grandes aliados do ensino a distância. Vale organizar um conteúdo bem bacana com um professor parceiro e entrar ao vivo para o bate-papo!

Ele pode ser um grande aliado na hora de passar um conteúdo de forma mais dinâmica para a turma. Além desse bate-papo em vídeo, os expectadores podem enviar perguntas no chat para serem respondidas ao final da transmissão.

É hora de ser criativo e aproveitar ao máximo os recursos tecnológicos para as aulas remotas,

3. LIVES

Qual a diferença das lives e dos webinars, Facens? A gente te explica!

As lives podem ser feitas diretamente das redes sociais! Muito simples e, além dos alunos, os seus colegas de redes sociais também podem assistir. É uma oportunidade muito bacana para trabalhar assuntos extracurriculares, por exemplo. Além de mostrar que este professor está super antenado nas redes sociais 😉

No Instagram, por exemplo, você pode convidar alguém para entrar ao vivo com você. Além dessa opção, a ferramenta dispõe de vários recursos super interativos.

Depois que a live termina, você pode deixar salva no seu perfil. Assim, os alunos – e os demais interessados – podem acessar a qualquer momento.

4. PODCAST

Um recurso que vem ganhando espaço no mundo digital é o podcast. Disponíveis nas plataformas digitais de música, os podcasts passeiam por diversos temas e formatos: jornalísticos, de humor, com dicas de saúde e bem estar… tem para todos os gostos!

Mas, o mais interessante do podcast é que, independente do formato, ele sempre faz com que o ouvinte mergulhe em um debate interessante e reflexivo sobre determinado assunto.

Os podcasts podem ser indicados como uma “lição de casa”, para que os alunos ouçam, anotem seus pensamentos e tragam para a próxima aula para um debate com a classe. Uma forma diferente de trabalhar a construção do pensamento critico, escuta e escrita.

5. STREAMINGS

Quem é que não está maratonando uma boa série neste tempo em casa? E os filmes que estão sendo colocados em dia?

Outro recurso que pode ser muito bem utilizado para complementar conteúdos ensinados nas aulas são as séries e os filmes. Muitos títulos trazem conteúdos que fazem parte da programação acadêmica e que podem ser assimilados de forma mais simples através do audiovisual.

E se você quiser ter essa experiência junto com a classe, cada um na sua casa, já existe essa possibilidade! Uma extensão do Google, chamado Netflix Party, permite que você e mais pessoas assistam o conteúdo ao mesmo tempo!

Funciona assim: você faz o download do Netflix Party, faz login e compartilha o link com 2 ou mais computadores. Uma pessoa fica responsável pela escolha do filme, dar o play e pronto! Ah, e o recurso ainda oferece um chat para os comentários ao vivo!

Os recursos audiovisuais e de entretenimento, como Podcasts e Streamings de filmes e séries, também podem ser grandes aliados no ensino remoto.

E aí, o que achou? Sempre dá para inovar e ensinar de um jeito diferente! Conta pra gente aqui nos comentários como está sendo essa nova aventura 🙂

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
1 Comentário
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Luis
Luis
3 anos atrás

A minha quarentena tem sido exatamente igual ao da lista, ou seja, tenho usado o Zoom para acompanhar as aulas do meu curso, bem como acompanhando os webinars que estão com ótimos assuntos a cada dia, maratonando séries e filmes no netflix, ouvindo as playlists no facens play para ir matando um pouco as saudades do Campus!

Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

1
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x