Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Você sabe porque é importante destinar suas esponjas corretamente?

Não é só uma esponja de cozinha. Após ela ser útil, a vida dela não para quando a descartamos.

A esponja tradicional é feita de um tipo de mistura de plásticos de difícil reciclagem, dentre eles o plástico poliuretano, e por alguns motivos não existe uma cadeia de reciclagem consolidada para as esponjas no Brasil.

Por ser um material contaminado por bactérias o processo de descontaminação é dispendioso e, portanto, pouco viável economicamente. Outro problema associado ao poliuretano é o dano que ele pode causar à saúde.

Portanto, mesmo que você destine a esponja para o reciclável, muito provavelmente que ela irá parar no aterro sanitário. Uma vez no aterro, a esponja sintética comum leva cerca de 100 anos para se decompor.

Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre o assunto e ajudar quem precisa, a Facens incorporou no seu processo de Gestão de Resíduos Sólidos o recebimento de esponjas domésticas usadas para reuso.

Essa realização foi possível por meio da parceria com a ONG AAI, Associação do Amor Inclusivo, que oferece capacitação e oficinas para atender crianças, jovens e adultos com deficiência auditiva ou múltiplas.

?

O que a Facens fará com as esponjas após o recolhimento?

Na Facens, a partir do recolhimento e destinação das esponjas para a ONG AAI, o material será reutilizado para oficinas de artes, como efeito esponjado em pinturas, enchimento de almofadas, organizador de agulhas e alfinetes, criação de jogos de tabuleiros e uso na jardinagem, para depois ser destinado ao aterro.

O ponto de coleta na Facens fica localizado na cantina Facens e no Smart Mall Facens, no Shopping Pátio Cianê.

Quer fazer mais?

Se você não tinha conhecimento dessas informações e ficou sensibilizado com a causa, uma alternativa para eliminar o problema de destinação para o aterro é substituir o uso das esponjas tradicionais por buchas vegetais que são biodegradáveis e podem ser compostadas (na compostagem seca), não deixando, após esse processo, nenhum resíduo.

Outra alternativa é utilizar a lã de aço, embora a mesma não seja reciclável, se decompõe, virando ferrugem, devido ao processo de oxidação, e se degrada sem causar grandes impactos à natureza.

Leia mais aqui!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x