Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Você conhece os benefícios de uma experiência internacional?

Muito se fala nos benefícios das experiências internacionais e seus desdobramentos, mas será que todos têm clareza de como isso se dá na prática?

A Viviane Pimenta, do Departamento de Relações Internacionais da Facens (DRI), nos ajudou a colocar em palavras algumas coisas que só quem viveu sabe!

Podemos destacar aqui alguns desses benefícios como criação de networking, aprendizagem e aperfeiçoamento de um idioma, desenvolvimento de competências interculturais, resiliência, adaptação, relacionamento interpessoal, entre outros.

Mas o que de fato isso quer dizer?

A internacionalização traz consigo as diferenças culturais e linguísticas que as fronteiras e povos carregam.

Uma simples conversa com uma pessoa de nacionalidade diferente já trabalha diversas vantagens adquiridas nesse processo: prática de idiomas, observação e interpretação de gestos, expressões, saber ouvir atentamente para auxiliar na comunicação, se colocar presente no momento e absorver o que de melhor ele tem a oferecer.

É hora de sair da zona de conforto!

Vivenciar experiências internacionais significa sair da zona de conforto, ou seja, sair do seu entorno habitual e se abrir ao diferente e, até mesmo, desconhecido.

E, para além de se abrir, de fato se colocar nesse lugar diferente, no lugar do outro, entender seu ambiente e as variáveis que o influenciam para então entender os comportamentos e costumes.

É, também, ter ciência de que já não se está em seu espaço, mas no espaço do outro, aprendendo a aceitar e adaptar-se às diferenças encontradas, sem anular a si mesmo, sabendo compartilhar, também, sua própria cultura, proporcionando interações de trocas.

E como isso favorece no dia a dia?

Em um mercado de trabalho cada vez mais interdependente, ou seja, com relações estabelecidas entre diversas nacionalidades, segmentos e origens, podemos nos deparar a qualquer momento com mudanças repentinas de realidade.

A participação em reuniões com parceiros internacionais conduzidas em outro idioma, trabalho direto com pessoas de culturas diferentes, entre tantas outras situações que vão exigir de nós que sejam utilizadas todas essas competências desenvolvidas por meio do processo de internacionalização.

As vivências internacionais, sejam através do deslocamento para outro país ou apenas pelo contato com pessoas de diferentes culturas e idiomas em nosso próprio espaço, são um gerador de experiências.

Quais são as opções?

Existem muitas maneiras de realizar essa vivência internacional. Uma delas, é com a mobilidade estudantil.

Nela, os estudantes vão para outro país para continuar seus estudos e adquirem experiências muito ricas e transformadoras.

Na Facens, cursos como Engenharia Agronômica e de Alimentos, por exemplo, possuem acordos de dupla titulação com Universidades da Europa.

Os alunos podem realizar parte do curso no exterior, obtendo um diploma válido nos dois países. Essa é uma, das inúmeras opções e oportunidades.

Quando sabemos aproveitar as oportunidades e tudo que esse processo nos oferece, seu efeito multiplicador nos traz diversos proveitos positivos que nos engrandecem como pessoas e profissionais.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x