Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Estar bem, comigo!

Este mês vamos falar de nós mesmos. A quarentena tem feito a gente entrar em contato com nossas mais profundas emoções, manias, expectativas, traços de nós que agradam e também aqueles que não agradam.

Já deu tempo de conhecer e reconhecer nossas fragilidades, mas também, com certeza, deu tempo de encontrar as maravilhas que nós somos.

Tomar consciência de quem somos, apoderarmos do quanto somos, valorizar quem nos apoia a seguir nossos caminhos com segurança e direção.

O Autoconhecimento é um grande desafio. Ter consciência de si e das emoções, maior ainda.

Você já parou para pensar quem você é? O que gosta? O que sente? O que necessita e o que deseja?

 Dá uma pensada aí… tá difícil? Eu me atrevi a propor algumas inspirações:

 

Afinal, quem é você?

Sou muito inteligente, adoro computador! Em alguns momentos, meio tímido com as pessoas. Gosto de coisas modernas, mas não gosto muito de falar em público.

Sou uma pessoa que gosta de ditar as regras! Contrariar os princípios me empolga para criar,  ampliar horizontes, trazer os outros comigo! Não gosto de desperdiçar oportunidades, pois sei que assim eu amplio o meu mundo!

Adoro cumprir as regras e me organizar! Todo dia estudo um pouquinho para não me atrasar na matéria, tenho facilidade com as pessoas e gosto de sempre agradar.

Sou muito brincalhão e engraçado! Gosto das pessoas, de sorrisos, gosto da minha força, do meu espírito animado! Quero que os outros estejam bem e comigo.

Sou uma pessoa companheira, muitas pessoas querem estar por perto! Gosto de estar com essas pessoas, do coletivo, grupos, aglomerações e festas!

Gosto de ficar na minha e fazer só o que eu gosto. Prefiro que as pessoas fiquem distantes. Quando quero alguém por perto, eu chamo.

Gosto de movimento, estou sempre buscando me entender, sempre pensando quem eu sou e nunca me encontro! Misturo sempre coisas, mas tenho ótimas ideias!

Vocês se encontraram? Um pouquinho talvez, né? Lógico que não totalmente, porque cada um de nós é ÚNICO.

É importante ser ÚNICO.

Por isso, separei algumas dicas, como se fossem os “5 Mandamentos do Autoconhecimento”:

1 – NÃO JULGAR:

Para nos conhecermos é importante não olhar com julgamento. O julgamento é um valor que damos para nossas emoções e sentimentos, nossa aparência, nosso comportamento. E não existe o positivo e no negativo. Ao olhar para si, reconheça, entenda, perceba, mas sem julgar. O julgamento pode nos distorcer o olhar e nos afastar de quem realmente somos.

2 – NÃO COMPARAR:

Como vimos no mandamento anterior, somos únicos.  Você é você, o outro é o outro e cada um de nós tem um jeito, uma capacidade, um perfil. Ser único é uma das coisas mais legais que pode acontecer! Aproveite isso e fortaleça sua identidade.

3 – NÓS MUDAMOS!

Você já deve ter percebido que você não é o mesmo de 10 anos atrás. Já mudou bastante. Essas mudanças também vão mostrando quem você é o que se mantem, o que não tem mais, aquilo que você melhorou, o que você acha que podia ter mantido. Saber que mudamos dá a sensação de que podemos contribuir para a nossa identidade, que somos participantes da nossa própria construção.

4 – EVOLUA!

Como dito no 3° mandamento, se mudamos dos 10 anos atrás até hoje, podemos então pensar que seremos diferentes daqui 10 anos. E aí o céu é o limite!  Quais são as suas metas, onde quer chegar?  Imagine-se em 2030. Evolução tem a ver com sonho, com desejo, com persistência, determinação.

5 – SE ARRISQUE!

Saia da zona de conforto, reescreva sua história, seja ousado para seu futuro, não economize nas ideias, amplie seus limites, você pode ser exatamente tudo que que quiser.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
11 Comentários
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Luciana
Luciana
3 anos atrás

Texto gostoso de ler, refletir de maneira leve e profunda ao mesmo tempo. Parabéns Raquel! Tocou nosso coração !

Raul Ferreira
Raul Ferreira
3 anos atrás

Raquel maravilhosa !!

?????

luis honorio
luis honorio
3 anos atrás

que texto sensacional!!! Eu adorei!!!

Regiane Relva Romano
3 anos atrás

Parabéns Raquel! Excelente trabalho! Adoro seus posts!

Caio H. Gomes
Caio H. Gomes
3 anos atrás

Sem duvida, evolução foi o tema mais acessado por todos nós, todos tivemos que re-aprender e nos adaptar as tarefas mais simples do cotidiano como ir ao mercado!

Renato
Renato
3 anos atrás

Obrigado pelo texto, você trouxe um tema necessário de forma simples e leve. Eu acho que a caminhada do autoconhecimento não para. Grato, Raquel.

Last edited 3 anos atrás by Renato
Flávia Betinas Gutierre da Costa Ramos
Flávia Betinas Gutierre da Costa Ramos
3 anos atrás

Muito bom!!

Pedro Ferrari
Pedro Ferrari
3 anos atrás

Muito Legal!

Luiz Augusto
Luiz Augusto
3 anos atrás

Adorei o texto, Raquel. Muito obrigado por ele!

Nathália Leal
Nathália Leal
3 anos atrás

Muito importante o tema! Sempre em busca do melhoramento pessoal.

Micael Melo
Micael Melo
2 anos atrás

Nossa, texto muito bom!

Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

11
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x