Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Você conhece a origem das Festas Juninas?

Por DRI Facens

O meio do ano vai chegando, trazendo o frio e a temporada de Festas Juninas. Quentão, bolo de milho, pé de moleque, canjica e muitas bandeirinhas enfeitando todos os lugares nos dizem que as festas chegaram!

Mas você sabe qual é a origem da Festa Junina? Veja abaixo alguns detalhes sobre uma das maiores comemorações do Brasil!

Antiguidade

Sabemos que as Festas Juninas estão ligadas aos dias de alguns santos católicos, mas muito antes da existência do catolicismo já existiam festas parecidas.

Os povos antigos faziam festas om fogueiras e bebidas na data do solstício de verão, que acontece em junho, no Hemisfério Norte.

Acreditavam que as fogueiras afastavam os maus espíritos e, por isso, comiam e dançavam em volta delas.

Festas religiosas na Europa

Com o início do Cristianismo, algumas tradições foram modificadas.

As festividades em volta das fogueiras passaram a estar ligadas a dias de santos que eram comemorados na mesma época: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).

Em Portugal, era chamada de “Festa Joanina”, relacionada ao nome de São João. Os principais países que comemoravam essas datas eram os países ibéricos (Portugal e Espanha).

Chegada ao Brasil

Por ser uma tradição forte em Portugal, as festas foram trazidas para o Brasil pelos colonizadores.

Ao longo dos anos, o nome acabou mudando para “Festa Junina”, por se tratar do mês de junho. Hoje em dia, em muitos lugares as festas se estendem até julho e o começo de agosto.

Aqui, a festa ficou muito popular nas cidades do interior. Por isso, é comum que as pessoas usem chapéus de palha, vestidos xadrez e outras roupas típicas.

A maior festa junina do Brasil

Por ser uma festa muito popular no Brasil, são realizadas festas juninas em muitos lugares do país. Mas uma se destaca: a festa de Campina Grande (PB), que recebe o título de maior festa junina do país

Imagem: São João de Campina Grande (Fonte: G1 PB)

Quadrilha

Muitos ritmos são ouvidos e dançados nas festas, dependendo de onde elas acontecem. A mais típica dessas danças é a quadrilha, muito tradicional. O que poucos sabem é que ela foi inspirada nas danças de salão francesas.

Imagem: Concurso de Quadrilha (Fonte: Prefeitura Municipal de Dourados)

Bandeirinhas

As bandeiras coloridas são uma das coisas que não podem faltar nas Festas Juninas!

Originalmente, se usavam bandeiras com as imagens dos santos comemorados, pois acreditava-se que traziam proteção para o local. Com o passar do tempo, foram substituídas pelas bandeirinhas coloridas que conhecemos.

E você, o que mais gosta da Festa Junina? Conta pra gente!

Para mais conteúdos, acesse as redes sociais do DRI Facens!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x