Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Você conhece a origem das fantasias tradicionais de carnaval?

Por DRI Facens

O carnaval chegou!

É momento de alegria e festa, em que as ruas ficam cheias de foliões fantasiados correndo atrás dos blocos e dançando ao som das diversas músicas que embalam a festividade!

Por falar em fantasias, você conhece a origem das fantasias tradicionais de carnaval? Vamos falar aqui como este costume começou e de onde vieram as mais tradicionais!

Como tudo começou!

Por mais que o Brasil seja um dos países mais populares quando o assunto é o carnaval, não foi por aqui o surgimento dessa festividade. Para saber desta origem e  como outros países celebram, clique aqui!

O carnaval chegou no Brasil entre os séculos XVI e XVII por meios dos colonizadores portugueses e trouxe consigo elementos do carnaval europeu, como as danças e as fantasias.

Máscara 🎭

Este clássico do nosso Carnaval surgiu em Veneza, no século XV. O objetivo inicial era utilizar a máscara, ou bell masquê, como recurso para disfarce ou dissimulação.

Pierrô, o Arlequim e a Colombina 🤡

A Commedia dell’Arte, forma italiana de teatro, se popularizou na Europa no século XVI e tinha personagens importantes, que hoje são fantasias comuns nos bloquinhos.

O Pierrô, ou Pierrot, é um personagem charmoso e carismático, usa roupas brancas e folgadas com lenço no pescoço. Geralmente é retratado com semblante triste, já que teve seu coração partido pela Colombina.

Arlequim, ou Arlecchino, usa uma roupa bem colorida, feita, geralmente, com formatos de losangos. Com a função de divertir o público, é um personagem fanfarrão, brigão e cínico. Dentro da trama, era o amante de Colombina.

Por fim, Colombina, principal personagem feminina, era retratada como bela, esperta e sedutora. Em 2023, a escola de samba Porto de Pedra contou um pouco desta história em seu desfile. Assista aqui.

Rei Momo 👑

O Rei Momo apareceu pela primeira vez no carnaval em 1888, na Colômbia. Sua origem remonta à mitologia grega já que, para os gregos, Momo é o deus da festividade.

A popularidade no Brasil se deu graças ao cronista Moraes Cardoso, que decidiu se fantasiar de Momo, em 1933, e seguiu o fazendo por 15 anos, até sua morte, em 1948. Nos dias de hoje, em muitas cidades, elegem anualmente quem será o Momo e este recebe a chave da cidade para governar durante o período de festas.

E você, vai se fantasiar do que neste carnaval? Conta aqui pra gente!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x