Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Facens recebe professor José Roque, do CNPEM, para aula especial

No dia 17 de agosto, a Facens recebeu o professor Antônio José Roque da Silva, Diretor-Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), para uma aula especial com os alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecatrônica e Computação.

Na ocasião, José Roque conversou com os alunos sobre aceleradores de partículas para estudo de materiais, uma visão geral do CNPEM e as principais características, potencialidades e status do projeto Sirius.

Projeto Sirius

Desde 2009, o CNPEM tem trabalhado no projeto e construção do novo síncrotron brasileiro – Sirius. Sirius será um sincrotron de altíssimo brilho, uma das primeiras máquinas de 4ª geração do mundo, e um dos projetos mais avançados já construídos no país.

Esse aumento significativo do brilho irá permitir a execução de experimentos e utilização de técnicas antes indisponíveis no país. Com isso, Sirius abrirá enormes oportunidades para o estudo de materiais – orgânicos e inorgânicos – com grau de detalhe sem precedentes, fornecendo ferramentas de pesquisa de ponta competitivas mundialmente.

Esse complexo de competências integradas no CNPEM permite que grandes e complexos desafios científicos para o futuro possam ser abordados, contribuindo para a solução de relevantes problemas para o Brasil e o mundo.

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Localizado em Campinas-SP, possui quatro laboratórios referências mundiais e abertos à comunidade científica e empresarial.

Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz Síncrotron da América Latina e está, nesse momento, construindo Sirius, o novo acelerador brasileiro, de quarta geração, para análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da Biociência, com foco em biotecnologia e fármacos; o Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) pesquisa soluções biotecnológicas para o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais, empregando a biomassa e a biodiversidade brasileira; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas com materiais avançados, com grande potencial econômico para o país.

Os quatro Laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de investigação coordenada pelo CNPEM, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.

Conheça o palestrante

Antonio José Roque da Silva é Diretor-Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e Professor Titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP).

Tem graduação e mestrado em Física pela Unicamp, doutorado e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Atua em Física da Matéria Condensada e Física Atômica e Molecular.

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). Em 2018 foi agraciado com a medalha Nacional da Ordem do Mérito Científico, Classe Comendador e, em 2018, 2019 e 2020, ganhou o prêmio “100 Mais Influentes da Energia”. Membro do Conselho Superior da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI).

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x