Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Voando cada vez mais alto: conheça as conquistas do Falcons em 2023

2023 foi um ano e tanto para a equipe Falcons Aerodesign Facens. Muito trabalho e também muitos reconhecimentos! Para não deixar passar nada, a equipe nos ajudou listando tudo para o Blog Facens, dá uma olhada!

25º SAE Brasil Aerodesign

A 25ª Competição SAE Brasil de Aersodesign aconteceu de 02 a 05 de novembro de 2023 no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos – SP.

A competição reúne alunos de Engenharia de todo o país com o principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

✅ MENÇÃO HONROSA em Inovação: Projeto de Hélice Quadripá. Inédito na história dos 25 anos de AeroDesign (não havia tido nenhuma outra hélice de 4 pás até então, além disso, foi manufaturada pela própria equipe; a entrega foi feita na cerimônia de premiação, no local ADC Embraer).

✅ Melhor universidade particular, dentre 60 equipes na competição 25º SAE Brasil Aerodesign.

✅ #7 Lugar Classificação Geral na categoria Regular da 25º SAE Brasil Aerodesign, com o nome do projeto Falcon VIII – TBR 2 Hunter, dentre as 60 equipes da categoria (subimos 2 posições em relação a 2022, além de ser a melhor posição da equipe em 8 anos e existência).

✅ #3 melhor Apresentação Oral da 25º SAE Brasil Aerodesign (subimos 8 posições em relação a 2022, também a melhor posição da equipe nessa etapa. A apresentação oral é feita aos jurados, como uma das formas de avaliação).

✅ Aeronave de configuração mais inovadora da equipe, Biplano Pusher, com a maior capacidade de carga e eficiência estrutural, sendo uma das principais aeronaves da competição.

Foto: Falcons Aerodesign

Torneio de acesso

O Torneio de Acesso é uma categoria, também da 25º SAE Brasil Aerodesign, na qual equipes disputam uma vaga na categoria principal. Equipes de ponta utilizam essa modalidade para treinar seus membros e prepará-los para os desafios, e assim fez a Falcons Aerodesign em 2023.

✅ TA Falcons Aero campeã da categoria Torneio de Acesso, com mais de 9kg de carga útil na aeronave projetada pelos novos integrantes, que foram treinados pelos integrantes da categoria principal da equipe. O nome do projeto foi Falcon Baby 2 – Pandora.

Outras conquistas

✅ Integrantes convidados para visita na Embraer logo após a competição, com foco institucional em estágios e Programas de Especialização em Engenharia.

Foto: Falcons Aerodesign

✅ Summer Job Embraer: integrantes da equipe foram indicados diretamente pela comissão, devido ao alto nível do projeto. Ana Júlia Diniz Pereira, aluna de Engenharia Mecânica, capitã da equipe Falcons Aerodesign em 2023, foi selecionada para o Summer Job Embraer 2024, em São José dos Campos/SP (são 2 meses de estágio de verão integral – janeiro e fevereiro).

✅ Kauã Uyehara, aluno de Engenharia Mecânica, integrante da Falcons Aerodesign, tornou-se um SOLIDWORKS Champion, tendo o reconhecimento e representando o software. São 500 em todo o mundo e apenas 10 na América Latina.

✅ Gabriel Pereira Francischetti, aluno de Engenharia Mecatrônica, líder de projeto elétrico da Falcons Aerodesign, projetou um limitador de potência para 25º SAE Brasil Aerodesign, tendo o reconhecimento dos jurados por isso. Gabriel também é estagiário da Azul Linhas Aéreas.

✅ O piloto, instrutor de voo e youtuber LED SANTOS fez uma cobertura especial da 25º SAE Brasil Aerodesign, a convite da equipe Falcons. Em vários momentos há o destaque.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x