Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

5 características que o mercado espera do profissional 4.0

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre os inúmeros avanços da tecnologia em todas áreas, inclusive na indústria.

É daí que ouvimos o termo “Indústria 4.0”. Com as constantes transformações de mercado, os profissionais precisam acompanha-las e se adaptar a elas. Dessa forma, surge o “Profissional 4.0”.

Antes de tudo, a Indústria 4.0, como é chamada a Quarta Revolução Industrial, se baseia na adesão da tecnologia nos processos industriais.

Inteligências artificiais, Internet das coisas e outros conceitos agora fazem parte do dia-a-dia do profissional da indústria e, para isso, ele precisa se desenvolver e se qualificar para acompanhar o processo.

Engana-se quem entende que o profissional 4.0 deve se desenvolver apensas de forma técnica. Ele precisa estar preparado para o hands on e tecnologia, bem como todos os elementos que o cerca.

Separamos aqui 5 dicas para você, profissional 4.0, se aprimorar e contribuir da melhor maneira com essa nova fase do mercado:

1. Habilidades técnicas

Ao que tudo indica, o futuro tende a ser cada vez mais tecnológico e automatizado. Na maioria dos negócios, a tecnologia é bem aceita e se provou primordial para que haja continuidade dos processos.

Por isso, o constante desenvolvimento dos conhecimentos técnicos é fundamental para o profissional 4.0, para que sempre esteja por dentro das novidades e consiga explorar ao máximo o que elas podem nos oferecer.

2. Comunicação

Uma habilidade requisitada em todas as profissões desde o começo dos tempos. Saber se comunicar é essencial, principalmente em um período em que estamos todos hiperconectados e precisamos ter clareza nas informações que estamos transmitindo.

3. Resiliência

Na física, resiliência é a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à sua forma original logo após terem sido submetidos a uma deformação elástica.

Não muito diferente desta definição, o profissional que exerce a resiliência é capaz de encarar desafios, superar obstáculos e aprender com os mesmos, tornando-o cada vez melhor e mais preparado para o que está por vir.

É como se seu conhecimento e habilidades fossem submetidos a uma “deformação”, mas cada vez que tentam retornar a sua forma original, voltam melhores do que antes.

4. Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é primordial para alcançar as metas, resultados e a evolução do time.

Para isso, o profissional 4.0 deve exercer a sua empatia no ambiente de trabalho, para que seja mais agradável, humano e faça com quem os demais colaboradores tenham a sensação de pertencimento do local.

5. Life Long Learning

Nunca é cedo ou tarde demais para aprender. Este é o conceito do Life Long Learning e que se faz muito atual.

Nos dias de hoje, é praticamente impossível uma pessoa parar de aprender. As coisas mudam a todo momento e nós precisamos entender como elas funcionam.

Por isso, manter os conhecimentos atualizados é de extrema importância para o profissional 4.0, que sempre pode contribuir com novos conhecimentos para aprimorar processos e otimizar a realidade do ambiente que trabalha.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x