Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Velhice não é doença, é um avanço social!

Por Eliane da Rocha

É isso mesmo: ser idoso é um avanço social incrível! Basta lembrar que até a metade do século 20 a expectativa de vida das pessoas era de até 45 anos. Como diriam alguns especialistas: na flor da idade! rs

Hoje, no Brasil, a expectativa é de 76,5 anos. Há países cuja expectativa é de 83 anos! Imagina você ser considerado doente porque passou a idade de 60 anos?! Pois é isso que a OMS, a partir de janeiro de 2022, colocará na CID 11.

Em 2019, na Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, um relatório apresentado por especialistas em Classificação Internacional de Doenças (CID) queria trocar senilidade por velhice, sem pensar muito no que essa simples troca poderia acarretar.

Várias instituições e sociedade civil são contrárias a esta postura e pedem a revisão desta inclusão. Alguns fatores que levam a pensar e entender tal solicitação:

– falta de identificação de doenças que possam acometer os idosos;

– preconceito de idade, o chamado idadismo ou etarismo;

– porque nem toda/o velha/o tem alguma doença;

– aumento de valores ou até negação de aceite no plano de saúde.

Sabendo que muitos idosos têm muita disposição, vontade de aprender, se atualizar e não são doentes por terem chegado à marca dos seus 60/70/80 anos e também pensando nos ODS 3: Saúde e Bem-estar, ODS 10: Redução das desigualdades e ODS 16: Paz, Justiça e Instituições eficazes, a Facens elaborou programa Intergerações.

A iniciativa, coordenada pelo LIS (Laboratório de Inovação Social) e com o apoio de outros Centros de Inovação Facens procura integrar diferentes gerações para trocas e aprendizagens de diversos temas, especialmente, tecnologia.

Para ler mais sobre o Intergerações, clique aqui!

#FicaADica!

Para você que quer ler e aprender mais sobre o tema, aqui vão algumas indicações!

Instagram do @velhicenaoedoena22 e o canal do Youtube: O que rola na geronto. Assista a uma das lives do canal, na qual o assunto foi o tema principal.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x