Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ipem-SP assina acordo de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação com o Centro Universitário Facens

I

O superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, assinou nesta sexta-feira, 17 de novembro, na sede da autarquia, acordo de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação com o Centro Universitário Facens de Sorocaba, com a presença do diretor executivo da instituição, Marcos Bregantin, o diretor, Paulo Carvalho, o superintendente de operações, Hector Felix, e Antonio Beldi, presidente do Conselho da Mantenedora.

Parcerias voltadas para a inovação e a Infraestrutura da Qualidade foram destacadas pelo superintendente. “O Ipem-SP tem se dedicado no fortalecimento desse sistema fundamental para o estado e país formado por organizações públicas e privadas, políticas, práticas, estruturas legais e regulatórias, que contribuem para aprimorar a qualidade e a segurança de produtos, serviços e processos a partir da metrologia”, detalha Marcos Heleno.

“Estou entusiasmado com essa parceria de interesses em comum. É importante fazermos boas parcerias como essa com o Ipem-SP quando temos métrica e equipe engajada”, comenta Antonio Beldi.

A parceria

O acordo tem como objetivo parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), nos termos do artigo 9° da Lei n°. 10.973 de 2004, objetivando instituir um Ambiente Promotor de Inovação, assim como o fortalecimento da Infraestrutura da Qualidade no Estado de São Paulo à luz dos desafios da Indústria 4.0.

O Planejamento Estratégico do Ipem-SP 2023/2026 foi elaborado com a finalidade de promover transformação no instituto alinhado aos princípios da Dignidade, Diálogo e o Desenvolvimento. Por outro lado, a Lei de Inovação Tecnológica nº 10.973 no Brasil, aprovada em 2 de dezembro de 2004 e regulamentada em 11 de outubro de 2005 pelo Decreto nº 5.563, está organizada em torno de três eixos: a constituição de ambiente propício a parcerias estratégicas entre universidades, institutos tecnológicos e empresas; o estímulo à participação de institutos de ciência e tecnologia no processo de inovação; e o estímulo à inovação nas empresas.

Ipem

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo – IPEM/SP executa serviços considerados essenciais para a proteção do cidadão nas relações de consumo. Exerce a fiscalização e a verificação de instrumentos de medir, produtos cuja a quantidade é determinada sem a presença do consumidor, além de prestar serviços na área de metrologia, por meio de laboratórios de alta precisão.

O Ipem-SP também fiscaliza produtos cuja certificação é compulsória pelo Inmetro (brinquedos, capacetes, preservativos, extintores, lâmpadas etc). Instrumentos de medir, como taxímetros, radares, tacógrafos, termômetros clínicos, medidores de pressão arterial, balanças rodoviárias e balanças industriais são alvo de verificação constante pelas equipes técnicas do instituto.

Técnicos do Ipem-SP também verificam o volume dos caminhões-tanques que transportam líquidos comercializados mediante esse volume, como é o caso dos combustíveis líquidos (gasolina, óleo diesel, álcool carburante etc.).

O Instituto faz, ainda, o credenciamento e auditorias periódicas nas oficinas credenciadas para executar a manutenção de instrumentos de medição sujeitos à metrologia legal.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x