Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Saiba mais sobre o Dia Mundial da Diversidade Cultural

Por Alessa Moura

Criado pela Assembleia Geral da ONU, em 2002, o dia 21 de maio é conhecido como o Dia Mundial da Diversidade Cultural, uma data que reforça a declaração da UNESCO de que a diversidade cultural é um patrimônio comum da humanidade.

É uma data extremamente importante para todos, pois abre um espaço para o debate de um assunto ainda pouco falado pela sociedade.

O dia nos leva a refletir sobre o reconhecimento de valores, tais como, o respeito pela diferença entre culturas, a tolerância, a solidariedade entre os povos, o diálogo e a cooperação de todos os cidadãos para uma convivência mais harmoniosa e cheia de respeito.

A diversidade cultural traz muita riqueza às nossas vidas, além de ser uma alavanca para o desenvolvimento social. Não é apenas aprender, é conseguir lidar com as diferenças inatas ou adquiridas.

Diversidade Cultural é respeitar ideias e, principalmente, histórias de vida diferentes, afinal, todas as pessoas são extremamente importantes, cada uma a sua maneira.

A equipe da Biblioteca Facens trouxe algumas ideias de como você pode começar a conhecer diferentes culturas e explorar a diversidade, sem sair de casa! Olha só:

Tours virtuais

Centro de Pesquisa NASA: esse tour virtual pelo Centro de Pesquisa da NASA aproxima você de uma experiência real! Muito próximo do que deve ser presencialmente e bem divertido!

Esse centro está localizado em Langley e, quem sabe, você pode fazer uma visita presencial pós pandemia!? Por hora, você pode acessar através do site da Agência e se aventurar!

Artes e cultura do Google: muitas ideias divertidas aqui! O site reúne diversas obras famosas que podem ser acessadas através de realidade aumentada!

Você também pode acessas inúmeros conteúdos através do aplicativo tanto nos celulares Android quanto para IOS. Clique aqui e saiba mais!

Mexa o corpo!

Que tal aprender um esporte de uma cultura diferente? Você pode joguar pétanque/boules, aprender os ritmos da capoeira brasileira ou o básico da dança flamenca!

Que tal se aventurar na cozinha?

Procure por novas receitas e tente cozinhe alguns alimentos diferentes da sua rotina! Por que não tentar aqueles burritos e nachos que vemos sempre  na TV ou na internet e morremos de curiosidade em saber se o sabor é tão gostoso quanto aparenta?! Vale a experiência!

#FicaADica!

Devemos nos lembrar, diariamente, que, sem exceção, todo mundo merece respeito por igual, seja empático, tenha sempre uma mente bem aberta para novos conhecimentos, somos todos distintos, mas, em busca de um único objetivo, ser respeitado em qualquer lugar desse planeta terra!

E, hoje, vamos indicar um livro e um filme que fala sobre o tema de forma que todos podemos tentar entender um pouco mais.

Longe da Árvore

O livro de Andrew Solomon, chamado, “Longe da árvore”, que em 2019 foi estreado também como um pequeno documentário, mas que não deixa de ser muito emocionante!

Longe da Árvore fala sobre a tolerância e a valorização da diversidade. Existe um ditado que diz que nenhuma maçã cai longe da árvore. Isso significa que muitas de nossas características provêm de nossos pais.

No entanto, essa não foi a experiência de Andrew Solomon, que teve que lidar com a rejeição dos pais após se assumir homossexual.

Interessado em entender mais sobre como outras famílias lidam com o fato de seus filhos não corresponderem às expectativas dos pais, o autor passou alguns anos buscando diferentes histórias que confrontam o ditado de que nenhuma maçã cai longe da árvore.

Todo seu estudo se transformou no best-seller Longe da Árvore: pais, filhos e a busca da identidade. 

A Garota Dinamarquesa

A história do filme “A Garota Dinamarquesa” relata a vida de um casal de pintores que vivem em Copenhague (Dinamarca). Enquanto Einar Wegener, carrega a fama de pintar lindas paisagens, Gerda, batalha para conseguir fazer seu nome ser um sucesso também.

A história é inspirada em fatos reais, dado momento Gerda, fica sem a modelo do retrato que estava pintando, por ter o mesmo biotipo de seu marido, ela pede a Einar que se vista com as roupas da modelo para poder avançar no quadro, este momento é transformador e mágico na vida de Einar. 

A se ver como mulher ele sente-se mulher e descobre que, dentro de si, algo mudou para sempre. Como um sutil despertar, Lili aparece na história e pouco a pouco se torna um novo personagem na vida do casal.

A partir desse momento a história toma caminhos e descobertas emocionantes, e fica praticamente impossível não chorar vendo como a personagem Lili se descobre, mostrando também a importância de se ter alguém sempre nós apoiando e respeitando nossos desejos e vontades.

Corre conferir, essa história você pode encontrar na plataforma da Netflix!

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x