Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

R E S P I R E !

Você já parou para pensar como o nosso corpo é uma máquina perfeita? É o melhor exemplo das palavras interdependência e ecossistema.

Aliás, somente o fato de um ser humano poder nascer dentro de nós já é um grande milagre.

É impressionante como não valorizamos o que temos. Enquanto muitas pessoas lutam para sobreviver, outra muitas jogam a sua saúde fora com a falta de exercícios, má alimentação, bebidas, cigarros, drogas e por aí vai…

O nosso corpo sempre dá sinais de que algo está errado, mas muitas vezes os negligenciamos, afinal, temos tantas outras coisas mais importantes do que que cuidar de nós mesmos, né?!

E quantas vezes reparamos em nossa respiração? É um ato tão automático que muitas pessoas nunca pararam para se ouvir.

Sou uma corredora amadora de finais de semana e outro dia, ao final do meu percurso, resolvi encarar uma subida. Quando cheguei ao final, estava extremamente ofegante e cansada.

Naquele momento, o meu pensando foi parar nas vítimas dessa pandemia, do horror que deve ser não conseguir respirar. Ao mesmo tempo que tive esse sentimento de tristeza, também me senti grata por poder respirar, me exercitar, ter saúde.

Há muitas teorias sobre esse vírus, como e porque ele está entre nós. Mas, na minha percepção, entendo que há uma força maior pedindo para que despertemos, apesar de toda essa tristeza e desafios que estamos enfrentando.

Esse vírus fez com que o mundo parasse para refletirmos sobre respirar, dar uma pausa, ter um equilíbrio entre tudo o que fazemos para nós mesmos e para o mundo.

Coincidência ou não, é o sistema respiratório que o Covid-19 ataca.

Não obstante a todo sofrimento causado por essa pandemia, uma nova vítima, George Floyd, é brutalmente estrangulado nos EUA, por racismo. Foi privado de respirar.

As mensagens estão vindo de diferentes maneiras, mas possuem o mesmo significado. Precisamos parar, respirar e refletir.

Infelizmente, há muitas coisas que não podemos controlar, mas podemos controlar as nossas próprias atitudes.

Sabe a orientação que ouvimos no avião: “Em caso de despressurização da cabine, máscaras cairão automaticamente a sua frente. Coloque primeiro a sua e só então auxilie quem estiver a seu lado”? E o monitor mostra uma mãe colocando a máscara no seu filho somente após ela ter colocado a dela?

Pois é, ela nunca fez tanto sentido como agora. Se você não se cuidar, como poderá cuidar do outro, do local onde vive, do nosso planeta?

Silencie, medite, tire um tempo somente para você, sem rotinas, distrações, obrigações e regras. Repense os seus atos.

Nunca meditou? Não há regras. É como oração, cada um faz do seu jeito. Ache um lugar que seja confortável, sente em uma cadeira ou no chão com as pernas cruzadas, mantenha a coluna ereta, feche os seus olhos e silencie a sua mente, com música ou sem. Cinco minutos já é um bom começo.

Você esta vivo! Então inspire, respire e não pire!

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x