Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Prêmio Academia ICE chega à 7ª edição e reconhece iniciativas de negócios de impacto

Criada em 2014, iniciativa visa difundir tema de investimentos e negócios de impacto em instituições de ensino superior e incentivar produção acadêmica e debate sobre o campo. 

Um aviso a graduandos, mestres e doutores: estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Prêmio Academia ICE, iniciativa do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) criada em 2014 com o objetivo de reconhecer trabalhos acadêmicos sobre investimentos e negócios de impacto. 

Com apoio de Fundo Vale e Cosan em sua sétima edição, o Prêmio é uma forma de incentivar que mais pesquisas científicas e conhecimento sejam produzidos sobre os temas  no país, difundindo o assunto em instituições de ensino superior (IES) brasileiras. 

Para Adriana Mariano, gestora de programas do ICE, a premiação, realizada de forma contínua, tem ajudado a identificar o aumento da produção acadêmica sobre investimentos e negócios de impacto de acordo com o número de trabalhos inscritos.

“Ao longo dos anos, notamos o crescimento de inscrições vindas de diferentes estados e regiões do país, além da diversidade de instituições de ensino superior. Mas ainda há desafios para uma disseminação mais ampla dos temas abarcados pelo Prêmio Academia ICE”

explica Adriana Mariano.

Entre as estratégias do prêmio que contribuem para a divulgação das temáticas está o envolvimento de professores da Rede Academia ICE na leitura dos trabalhos, o que faz com que circulem pela produção de diferentes IES, além do fato de que muitas faculdades e universidades divulgam internamente os trabalhos vencedores e professores utilizam as produções como material de referência.

O ICE produz e divulga, anualmente, a cada edição, uma publicação reunindo os trabalhos vencedores.

De acordo com Márcia Soares, líder de parcerias e redes do Fundo Vale, o apoio a uma iniciativa como o prêmio deve-se à valorização que ele propõe de estudantes e pesquisadores que atuam com investimentos e negócios de impacto.

“O Fundo Vale acredita que formar e qualificar o capital humano é um dos eixos-chaves para avançarmos na agenda de negócios de impacto e amadurecer o ecossistema. O Prêmio Academia ICE toca justamente nesse ponto”, afirma. 

Participação 

Podem participar trabalhos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), realizados em língua portuguesa, individualmente ou em coautoria por alunos formados ou recém-formados em qualquer curso de Instituições de Ensino Superior brasileiras reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). 

Ao se inscreverem, os autores submetem artigos científicos produzidos a partir de seus trabalhos para avaliação.

Cada categoria premia primeiro e segundo colocados com valores que variam de R$ 1,5 mil a R$ 8 mil e devem ser utilizados para a continuidade da pesquisa ou complemento da formação acadêmica e profissional dos autores e orientadores. 

A seleção dos trabalhos é feita por professores universitários e especialistas em investimentos e negócios de impacto no formato blind review, em que eles não têm acesso aos nomes dos autores.

Definição do tema, domínio sobre o assunto, capacidade de reflexão crítica, contribuição efetiva da pesquisa para o campo, criatividade, abordagem inovadora, clareza de expressão e adequação em relação aos objetivos propostos são alguns dos critérios do processo de seleção. 

Segundo Adriana, devido ao fato de investimentos e negócios de impacto serem temáticas e ecossistemas novos no Brasil, o foco do prêmio tem sido a observação da qualidade dos conteúdos e conhecimentos produzidos, bem como os assuntos abordados e se estes correspondem às principais questões vividas por empreendedores e outros atores do setor. 

Inscrições 

As  inscrições na 7ª edição do Prêmio Academia ICE podem ser realizadas até 31 de março de 2021 mediante preenchimento do formulário disponível no site do prêmio. O regulamento está disponível neste link

Os ganhadores dessa edição  serão conhecidos em junho de 2021. Eventuais dúvidas devem ser enviadas para o e-mail premioice@ice.org.br ou acesse o site.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x