Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Pergunta: será que você é mesmo um bom leitor?

Já dizia Antônio Cândido: “A leitura é um momento que você pode estruturar seu pensamento”. Pois é, hoje vamos apresentar alguns dados muito interessantes sobre uma das mais renomadas pesquisas sobre leitura no Brasil. Feita em 2019 pelo IPL (Instituto Pró-Livro), o estudo apresenta dados sobre o perfil, comportamento e gosto dos leitores entrevistados. 

Primeiramente, é válido apontar que a pesquisa compartilha a informação sobre o que é considerado um leitor, ou seja: aquele que leu um livro, inteiro ou mesmo em partes, nos últimos 3 meses. Para começar, infelizmente, não temos boas notícias: o número de leitores nos últimos tempos caiu em mais de 4 milhões! Segundo a pesquisa, em 2015 tínhamos 56% e, em 2019, este dado caiu para 52%.

Em relação à faixa etária que mais está antenada nos livros, aqui no Brasil, o que se pode observar é uma preferência das pessoas entre 11 a 13 anos, principalmente com leituras feitas a partir de livros emprestados das bibliotecas escolares. Além disso, a pesquisa mostra que 47% leem por vontade própria e 13% por indicação da escola. 

Falando em classe social, observa-se que as classes “C” e “D” são as que mais cultuam o gosto pelos livros. Em relação à territorialidade, observamos um aumento de leitores na região norte do país. Em contraponto, a região sudeste teve uma queda. Um outro dado muito interessante é de que muitas pessoas escolhem sim o livro pela capa: 10% dos entrevistados afirmaram que são influenciados por ela.

Se você tem entre 18 a 29 anos, talvez você concorde com essa informação apontada pela pesquisa: essa faixa etária costuma lê mais pelo fator crescimento pessoal e geralmente são pessoas que já estão no mercado de trabalho. E aí, concordam? Além disso, outra informação curiosa neste período é que o romance seria o formato literário favorito (narrativas ficcionais longas, não necessariamente uma história de amor).

Falta de tempo foi considerado um fator de barreira, tanto para os leitores como para não-leitores, mas podemos observar que, nesta última pesquisa, a concorrência com outras atividades, tais como ver filmes e vídeos, usar a internet/whatsapp foi preponderante na queda da leitura.

Ok, mas… Como nos transformamos em leitores assíduos? Leitura é um hábito que muitos não conseguem absorver, por diversos obstáculos, principalmente que foram trazidos da época de infância e/ou adolescência, mas também, nada impede que possa ser desenvolvido depois de adulto. Em qualquer momento da vida podemos fazer despertar o encantamento para a leitura!  

Aqui vão algumas dicas práticas:

  • Carregue um livro na bolsa/mochila para olhar em filas ou transporte público
  • Tente participar de algumas rodas de conversa sobre livro (mesmo que não tenha lido)
  • Escolha livros pequenos, de contos
  • Comece com temas que você já conhece ou que mais gosta: suspense, policial, amor, finanças. 
  • Se não gostar do livro, troque (como diz Daniel Pennac nos ’10 mandamento do leitor’)

Com essa preocupação no horizonte, a Biblioteca Facens vem ampliando e diversificando seu acervo com graphics novels, literatura, arte, filosofia, ciências sociais, sustentabilidade, entre outros temas. E, sempre aceitamos sugestões dos nossos alunos. Escreva para nós: biblioteca@facens.br

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x