Uma metodologia que auxilia o aluno na compreensão do conteúdo curricular, a robótica educacional também é uma oportunidade de estimular aspectos diferenciados e trazer ganhos para os processos de aprendizagem.
A tecnologia vem ganhando espaço dentro da sala de aula. O “ensino 4.0” vem se fazendo cada vez mais essencial para uma aprendizagem mais completa de uma criança que se desenvolve intelectualmente em meio a tanta inovação.
A robótica educacional é uma metodologia que compõem esse novo currículo oferecido pelas escolas, desde o ensino infantil ao médio, e tem como objetivo estimular o espírito investigativo.
Uma atividade que vai além de programar, também faz com que o aluno encontre desafios e proponha soluções para ele, desenvolvendo trabalho em equipe, pensamento estratégico, protagonismo, diálogo, tomada de decisões, criatividade e muitas outras habilidades técnicas e comportamentais.
Atividades como a robótica estão diretamente ligadas a aprendizagem multidisciplinar do aluno, preparando profissionais que possam atuar na área do STEAM – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – uma metodologia integrada em projetos e pautada em formar cidadãos com diversos conhecimentos.
Pensando nessa possibilidade e na contribuição com o futuro dos alunos de ensino fundamental e médio, a Facens começou o trabalho de robótica educacional em escolas da região.
A equipe desse projeto, formada por alunos da Facens, leva a robótica para a sala de aula com o olhar de quem não saiu dali a tanto tempo, e acabam sendo inspirações para muitos jovens.
Samuel de Oliveira, engenheiro mecatrônico formado pela Facens e que faz parte do projeto, conta que a experiência faz com que o aluno se sinta capaz de realizar grandes mudanças.
“Nós não ensinamos apenas conceitos como os da matemática ou física, mas sim que eles podem desenvolver grandes coisas quando unimos criatividade e toda a nossa bagagem técnica. ”
Samuel Oliveira, Facens
Diversas metodologias, assim como a robótica, podem ser incluídas no dia a dia dos alunos e incorporadas da melhor forma para que possam fazer a diferença na vida de futuros profissionais, que com certeza, serão cada vez mais competentes em suas profissões graças ao estimulo que receberam ainda na escola.