Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

MACS realiza série de lives com artistas sorocabanos

Com o intuito de divulgar o acervo e promover diálogos e aproximações com o público, para que todos conheçam profundamente as pesquisas e as técnicas dos artistas, o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) realiza uma programação de lives com artistas sorocabanos que têm suas obras na coleção da instituição.

Os bate-papos acontecem às segundas, quartas e sextas, sempre das 18h às 19h, por meio do aplicativo de videochamadas ZOOM. O público pode interagir com os artistas, comentando e fazendo perguntas.

O programa de lives começou na segunda (27), com a participação da artista visual Laura Mattos, que abordou o tema: “O desafio da linguagem da pintura nas questões do feminino”.

Laura vem se dedicando à temática feminina há vários anos. Ela usa a preciosidade de sua pintura para tratar de temas sensíveis às mulheres, como as questões do tempo, da ocupação de lugares, metamorfoses do corpo, papeis sociais, dentre outros.

A próxima convidada será Lucia Castanho, nesta quarta-feira (29/07), no mesmo horário.  Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, ela discorrerá sobre o tema:“Questionamentos femininos a partir da figura da Ofélia”.

Desde 2009, trabalhando com a personagem Ofélia, a artista multimídia criou leituras da personagem por meio de vários suportes, como desenhos, pinturas, fotografias, instalações e objetos.

“Vou contar um pouco sobre a Ofélia, que é a personagem que eu uso para poder conversar sobre o feminino, uma história longa que eu discuto por meio de objetos e fotografias. Acho interessante pensar no meu trabalho como uma questão de literatura”, destaca Lucia. “Vamos falar bastante sobre o tema”, convida. 

Programação

Pedro Lopes (31/07) – Apresentará o tópico: “Quatro décadas de produção artística”. O artista tem em seu trabalho artístico diferentes fases percorridas: passou pelo Abstracionismo Lírico, Realismo Fantástico e POP dos anos 1970 e, desde os anos 1980 até hoje, se dedica ao Neoexpressionismo e à geometria sensível decorrente de paisagem figurativa. Pedro realiza pinturas baseadas na fusão de cenas do cotidiano e soluções formais vindas da Arte Moderna e Contemporânea. É formado pela Faculdade Belas Artes, de São Paulo.

Sergio Roberg (03/08) – O assunto do bate-papo será sobre: “Eu, a fotografia e a natureza”. Atualmente, o artista desenvolve trabalho voltado à Mata Atlântica, a partir do Norte do Estado de São Paulo até o Sul do Estado de Santa Catarina, onde fotografa fauna, flora e todos os aspectos ligados à vida nessas regiões. É formado em Comunicação Visual pelo Instituto de Artes e Decoração e se especializou em Design Gráfico.

Camila Fontenele (05/08) –  abordará o tema: Minhas conexões fotográficas: sensibilidades e sensações. Integrante da iniciativa YVY Mulheres da Imagem e representante desse grupo regional em Sorocaba. Suas pesquisas envolvem o corpo, território, ancestralidade e espiritualidade. Participou de exposições coletivas em diversas cidades e diferentes países. É publicitária e pós-graduada em Cinema pelo Centro Universitário Belas Artes, de São Paulo. Atualmente, trabalha como fotógrafa e artista visual.

Liliana Alves (07/08) – “O exercício experimental da liberdade e a insignificância das coisas”. Liliana parte de sua experiência em buscar, nos objetos simples do cotidiano, motivo para pintar. Procura neles tudo o que a induz a pensar nas questões da pintura, estabelecendo relações de linguagem visual, criando expressão, organicidade e autonomia, gerando um novo olhar, como executar ou como dar forma para suas ideias. É graduada em Letras pelo UNISO (Universidade de Sorocaba) e pós-graduada (aluna ouvinte Marco Giannotti) pela ECA (Escola de Comunicação e Artes da USP), de São Paulo.

Para entrar no aplicativo ZOOM e participar das lives, basta acessar o link divulgado nas mídias sociais do MACS: Facebook (MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba) e Instagram (@macsmuseu).

Mais informações estão disponíveis em: www.macs.org.br.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x