Por The News
Entre 2008 e 2022, o número de internações por infarto no Brasil teve uma alta de 150%. Entre os homens, a média mensal passou de 5 mil casos para quase 13 mil. Entre as mulheres, a média subiu de 2 mil para 5 mil.
Normalmente, o “susto” acontece em pessoas idosas, mas está cada vez mais frequente em jovens.
O que é um infarto, exatamente? O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é a morte das células de uma região do músculo do coração pela interrupção do fluxo sanguíneo.
Sobre os motivos do aumento expressivo de casos no Brasil, podemos citar o envelhecimento da população e a prevalência da obesidade — que atinge quase 7 milhões de pessoas no país.
Outras condições, como o tabagismo, pressão alta, diabetes e hipertensão, são consideradas fatores de risco para doenças do coração, que também aumentam as chances de infarto.
O levantamento também mostrou que os casos são mais frequentes durante o inverno, apresentando um aumento de 30%nesse período. Isso porque, o frio leva à contração dos vasos sanguíneos.
Bottom-line: As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre homens e mulheres no Brasil. Entre 2017 e 2021, mais de 7 milhões de pessoas faleceram por esse motivo.