Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Halloween, Dia das Bruxas e o Dia do Saci: afinal, por que celebramos?

Por Eliane da Rocha, Biblioteca Facens

O Halloween é uma data muito popular nos Estados Unidos, mas surgiu na Irlanda, com uma tradição dos povos celtas, comemorada um dia antes do dia dos mortos desde os séculos XIV a XVIII.

Os celtas se fantasiavam e usavam objetos sombrios para se defenderem e afastarem os maus espíritos, tradição que permanece até os dias atuais, assim como, pedir guloseimas.

Como diversas comemorações, os povos se apropriam, mudam e modernizam festas e costumes milenares e, com isso, damos continuidade às tradições.

Desde 2015 no Brasil, as escolas, sejam elas de idiomas ou de ensino primário ou médio vêm comemorando o Halloween.Seria por falta de datas comemorativas no Brasil? Não!

É só mais uma data para fantasiar a realidade e se divertir! E movimentar a Economia – não podemos esquecer deste detalhe, já que nos EUA, segundo Revista Exame, movimentou 9 bilhões de dólares entre os anos 2017 a 2020.

Acredita-se também que seja pelo fenômeno de grande sucesso causado no Brasil das séries televisivas nas quais os zumbis são os protagonistas.

Dia do Saci

Há quem critique a influência de festas tradicionais da cultura norte-americana no Brasil e, pensando nisso, como forma valorizar o folclore brasileiro e a cultura local, desde 2003, o dia 31 de Outubro se comemora, igualmente, o Dia do Saci.

Ainda timidamente, mas com grandes chances de se popularizar, haja visto que o Saci Pererê é um dos personagens folclóricos mais conhecido e é retratado como um menino travesso, pregar peças nas pessoas e ser amigo da natureza, assim como no Halloween, cujo mote é: gostosuras ou travessuras. 

Temos algo a perder quando conhecemos outras culturas, comemorações, tradições? Não, só não podemos desvalorizar ou esquecer o que temos. Incluir é melhor que separar!

Para entender melhor sobre o Saci, ouça o podcast “Rádio Novelo”, sobre Folclore Moderno. Vale a pena para fugir, refazer o senso comum e/ou repensar alguns estereótipos.

Halloween na escada, Biblioteca Facens

No dia dia 31/10, às 21h, na escadaria da biblioteca, vai rolar a leitura de 3 contos curtos de terror! Venha ler conosco e, se quiser, fantasiado!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x