Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Facens vence primeiro campeonato virtual de robótica

No último sábado, 25, a equipe Omegabotz, conquistou a medalha de prata no primeiro campeonato virtual de robótica, o RSM Virtual.

Na final, a equipe de Robôs de Combate da Facens disputou com a equipe RobotBulls, do Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, conquistando a segunda colocação na categoria Sumô mini de 500g.

A competição, que também teve participantes internacionais, foi criada pela equipe de robótica RSM, de Mogi das Cruzes, e que anualmente realiza o próprio campeonato.

Neste ano, por conta da pandemia, a equipe adaptou a competição para o formato online, sendo a primeira competição online de robótica internacional.

Ninguém segura um Campeão!

Após um 2019 cheio de conquistas, a equipe Omegabotz estava confiante para as competições programadas para 2020.

Porém, com a pandemia de coronavírus, todos os campeonatos presenciais foram canceladas e a equipe se planejou para reparos e estudos.

O convite para participar da RSM Vitual veio do próprio organizador do evento e fundador da RSM Robótica, Rafael Mattos, no início de Julho.

Assim que recebemos o convite, aceitamos na hora! Seria algo pioneiro e inovador na robótica. Nunca houve uma competição desse tipo e nós não deixaríamos de participar.” Conta Guilherme Marengo, capitão da Omegabotz.

A equipe foi representada por Rhuan Sartorte, que faz parte da categoria Sumô 3Kg. Nas semanas que antecederam o campeonato, Rhuan treinou e testou o sistema de forma remota.

“Eu estava muito nervoso desde o dia anterior da competição! Mas, a equipe me deu muito apoio e carinho, e isso me ajudou demais na hora de pilotar!”

Conta Rhuan, após a vitória da equipe.

Em 2019, a Omegabotz, que conquistou o 2° e 3° lugar na categoria Sumô Autônomo de 3kg na edição presencial do campeonato RSM.

Top 5 da RSM Virtual 2020 – Divulgação/RSM

Competição remota

Basicamente, as competições de robótica reúnem diversos estudantes em volta de uma arena de robôs, para realizar a batalha. Os robôs são de diversas categorias.

Desta vez, cada equipe controlou o seu robô de casa. Mas, como foi possível? Os integrantes da RSM tiveram a ideia de criar um sistema virtual para promover combates de sumô de robôs, denominado RSM Virtual.

O sistema permite a conexão de dois usuários, que acompanham toda a dinâmica dos combates por meio de uma câmera.

“Este sistema permite controlar um robô remotamente, operando por meio de um aplicativo totalmente desenvolvido por nossa equipe”, explicou Rafael Mattos, fundador da equipe.

Com a possibilidade da competição acontecer de forma online, equipes da Índia e da Argentina também estiveram na disputa, somando 20 equipes na competição.

Jay Rajendra Kadu (@jay_kadu_) da equipe Robotics Battalion, da Índia, também competiu na RSM Virtual.

Parabéns, Omegabotz! #GoOmega

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x