Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Facens participa do primeiro campeonato virtual de robótica

Por conta da pandemia de coronavírus, os campeonatos foram cancelados. Porém, os entusiastas da robótica encontraram uma nova forma para competir.

A equipe RSM Robótica, de Mogi das Cruzes, organizou o primeiro campeonato virtual de robótica com a categoria mini sumô, que será transmitido ao vivo, via Facebook.

O grupo, que participa e promove campeonatos anualmente, encontrou uma forma de reunir e promover o combate entre todas as outras equipes de robótica que também estavam em hiato.

Controlando o robô, cada um da sua casa!

Basicamente, as competições de robótica reúnem diversos estudantes em volta de uma arena de robôs, para realizar a batalha. Os robôs são de diversas categorias.

Desta vez, cada um vai controlar o seu robô de casa. Mas, como isso é possível? Os integrantes da RSM tiveram a ideia de criar um sistema virtual para promover combates de sumô de robôs, denominado RSM Virtual.

O sistema permite a conexão de dois usuários, que acompanham toda a dinâmica dos combates por meio de uma câmera.

“Este sistema permite controlar um robô remotamente, operando por meio de um aplicativo totalmente desenvolvido por nossa equipe”, explicou Rafael Mattos, fundador da equipe.

Com a possibilidade da competição acontecer de forma online, equipes da Índia e da Argentina também estarão na disputa.

Go Omegabotz!

A Facens participará da competição online, na categoria sumo mini de 500g. Segundo Guilherme Marengo, capitão da Omegabotz, a equipe terá 1 piloto para todas as lutas, que já treinou e testou o sistema de forma remota.

A expectativa é que a gente pegue primeiro lugar! O Rhuan, nosso piloto, testou a plataforma todos os dias nas últimas semanas e está bem confiante, assim como todos nós.”

Guilheme Marengo, capitão da equipe Omegabotz.

A Omegabotz, que conquistou o 2° e 3° lugar na categoria Sumô Autônomo de 3kg na RSM 2019, também segue como uma das equipes favoritas para a competição online.

Em 2019, a equipe também participou da Winter Challenge, uma das maiores competições de Robôs de Combate do Brasil, trazendo para casa os títulos de 1° lugar na categoria Junior de Sumô Lego, 3° lugar nas categorias Sumô Autônomo, Sumô R/C e ArtBot.

Omegabotz na Winter Challenge de 2019, em Concórdia-SC.

A “benção” de quem entende do assunto!

A primeira edição da competição presencial organizada pela equipe RSM, em 2019, alcançou algumas conquistas, como a presença de quase 200 robôs e a homologação de torneio pela Fujisoft, organizadora do maior torneio do mundo de sumô de robôs.

Esta homologação permite classificar os robôs campeões dos torneios no Brasil para a grande final no Japão, apenas nas categorias Sumô 3 kg Autônomo e Rádio Controlado.

Para a edição virtual de 2020, a equipe organizadora recebeu os parabéns da All Japan Robot Sumo Tounament (AJRST), divisão da empresa Fujisoft que é responsável pela organização do torneio mundial de sumô de robôs.

A transmissão do campeonato RSM Virtual acontece Facebook do fundador da RSM, Rafael Mattos, a partir das 13h30, do dia 25/07 e você pode assistir clicando aqui!

Vem com a gente torcer para o Omegabotz trazer mais um caneco pra casa! #GoOmegabotz

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x