No dia 19 de agosto, os alunos da Facens contam com uma Aula Magna ministrada pelo Embaixador Rubens Ricupero sobre o mundo pós-pandemia.
O evento, totalmente online, é aberto também ao público em geral, a fim de oferecer conhecimento para toda a comunidade.
Desde o início da pandemia, o Centro Universitário realiza diversas palestras online, com o intuito de fomentar o debate produtivo entre alunos e docentes.
A palestra acontece em parceria com a instituição irmã da Facens, o Centro Universitário Newton Paiva, de Minas Gerais.
Rubens Ricupero foi diplomata de carreira, aposentando-se após ocupar a chefia das embaixadas do Brasil em Genebra, Washington e Roma.
Exerceu os cargos de Ministro do Meio Ambiente e da Amazônia, bem como de Ministro da Fazenda (governo Itamar Franco), cabendo-lhe nessas últimas funções lançar a nova moeda brasileira, o real, em julho de 1994.
Entre 1995 e 2004, por eleição da Assembleia Geral das Nações Unidas, dirigiu como Secretário Geral a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), em Genebra.
Atualmente é Diretor da Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo. É autor de vários livros e ensaios sobre história diplomática, além de obras sobre relações internacionais, desenvolvimento econômico e comércio mundial.
“É uma oportunidade ímpar termos uma Aula Magna de um Diplomata na nossa instituição. Não tenho dúvidas de que o conteúdo será muito enriquecedor para todos, alunos, docentes e a comunidade de forma geral. Estamos muito entusiasmados por este evento online”
ressalta Paulo Roberto de Carvalho, Reitor do Centro Universitário Facens.
A Aula Magna faz um paralelo entre as pandemias já vividas e as transformações na sociedade causadas por elas, e o atual cenário mundial.
A ideia é incitar a reflexão dos impactos desses momentos no avanço da sociedade, baseando-se no histórico da humanidade.
“A Aula Magna possibilitará uma reflexão conjunta não só sobre as lições a retirar da dolorosa experiência da pandemia, mas também a respeito do que a comunidade internacional deveria fazer a fim de evitar a repetição de tragédias semelhantes no futuro”,
afirma Rubens Ricupero.
“
Não entendi
Como podemos lhe ajudar Roberto?