Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Facens oferece bolsas integrais para refugiados em parceria com ONG Refúgio 343

Mais de 65 mil pessoas são reconhecidas como refugiados no Brasil. A maioria delas tem entre 18 e 29 anos, de acordo com dados do Comitê Nacional para Refugiados (Conare).

E foi pensando justamente nesses jovens que a Facens se uniu à ONG Refúgio 343 para oferecer bolsas de estudo exclusivas para migrantes e refugiados que residem no país.

Neste ano, serão disponibilizadas 13 vagas de bolsas integrais em todo o país, todas em cursos de nível superior. As bolsas permitirão que os selecionados realizem seus estudos no formato online ou presencial, conforme sua preferência. Em Sorocaba, cinco alunos serão selecionados e todos terão aulas no formato presencial.

Para Vitor Bellota, Gerente de Sustentabilidade da Universidade, é muito importante poder apoiar as pessoas a transformarem suas realidades a partir da educação.

“Ao abrir cinco bolsas integrais para refugiados, estamos oferecendo oportunidades concretas para que essas pessoas possam reconstruir suas vidas e de suas famílias, que tiveram que largar seus lares por medo, fome, violência e por terem seus direitos básicos negados. Acreditamos que como humanidade temos que apoiar uns aos outros, independentemente de questões geográficas ou políticas”


Segundo Labele Sobrinho, supervisora da Escola Refúgio e responsável pelo Programa de Bolsas:

“o Programa de Bolsas Nacionais tem como objetivo proporcionar o acesso de refugiados e migrantes ao ensino superior, abrindo novas oportunidades de reintegração socioeconômica. Este projeto é um marco para o Refúgio 343, contando com o apoio de instituições que reconhecem a importância da responsabilidade social e da educação para a transformação da sociedade”.


Além do impacto na vida dos alunos, Bellota afirma que a vinda desses alunos contribui para a diversidade de toda a comunidade da Facens. “As diferentes origens culturais enriquecem o ambiente acadêmico e preparam nossos estudantes para enfrentar os desafios globais com uma mentalidade aberta e tolerante. Esperamos que essa iniciativa com a Refúgio 343 inspire outras instituições de ensino e organizações a se envolverem na causa dos refugiados, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e solidária”, reforça.

Além do Centro Universitário Facens, fazem parte do projeto a Faculdade Arnaldo e o Centro Universitário do Sul de Minas (Unis), ambos de Minas Gerais.

Pacto Global da ONU


O Centro Universitário Facens é signatário do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo, que visa mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

No Brasil somente 36 instituições de ensino fazem parte da iniciativa, sendo que sete delas têm como foco a educação superior e estão no Estado de São Paulo.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x