Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Facens fica no Top 3 do Prêmio Smart City Expo Latam

A Facens foi é reconhecida internacionalmente como uma Smart City, pelo Congresso Smart City Expo Latam, realizado no México entre os dias 7 e 16 de junho. O Centro Universitário ficou entre os finalistas, na categoria de Transformação Digital, disputando com a Cidade do México e a de Manizales, na Colômbia.

“Receber um troféu como finalista ao lado da Colômbia e da Cidade do México nos encheu de orgulho, pois é um feito grandioso para qualquer instituição de ensino superior no mundo. A Facens foi a única que disputou de igual para igual com cidades de toda a América Latina. Conquistamos o status de Cidade Inteligente porque a Instituição possui o projeto 5G Smart Campus que desenvolve, implementa, testa e replica soluções para Cidades Inteligentes – um ecossistema que visa promover soluções tecnológicas, humanas e sustentáveis em diversas áreas de uma cidade ou município, otimizando a utilização de recursos para impulsionar o avanço econômico e social junto com a qualidade de vida dos cidadãos”,

explica Regiane Relva Romano, diretora do Smart Campus Facens.

O Smart Campus Facens já foi premiado dentro e fora do Brasil e foi apresentado em diversos lugares do mundo, tais como: Dubai, China, Índia, França, Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Espanha, Peru, entre outros.

Em 2017, recebeu o prêmio Smart City UK, em Londres, na categoria Educação, em 2018 recebeu um prêmio na Alemanha como destaque na área de Internet das Coisas e, em 2019, o Smart Campus também venceu o prêmio INOVACIDADE, realizado no Brasil, pelo Instituto Smart City Business America, tendo sido considerado um modelo de cidade inteligente.

Em 2021, foi reconhecido pelo MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação como um Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0, bem como foi implementado o 5G, tornando-se o 5G Smart Campus Facens.

Mesmo com o avanço da tecnologia transformando o modo como vivemos, ainda existem inúmeros desafios a serem enfrentados para que o conceito de Smart Cities seja amplamente difundido no Brasil, principalmente, quando falamos em investimento em recursos para a implantação de sistemas inteligentes.

A Facens tem sido um dos grandes polos difusores de novas tecnologias e em Educação para Smart Cities dentro e fora do Brasil, tendo seu modelo sendo replicado na Índia e no Peru.

Dentre as soluções desenvolvidas no 5G Smart Campus Facens, estão a gestão de resíduos, compostagem, monitoramento da qualidade de água do campus, biodigestor, telhados verdes, automação de iluminação pública com telegestão, automação do controle de consumo de energia dos prédios, carregador público e gratuito para carros elétricos, geração de energia fotovoltaica, controle do consumo de água, gestão do trânsito, controle de acesso com biometria facial e reconhecimento de placas, georreferenciamento das árvores do campus, automação da irrigação de jardins verticais e hortas urbanas, gestão da geração Co2, controle de limpeza de bueiros, sensores da qualidade do ar, de ruídos, de temperatura, de abertura de portas de laboratórios, controle de projetos por ODS, gestão de vagas de estacionamento, gestão de manutenção das áreas do campus – integrado com tarefas executadas pelas equipes de manutenção e segurança, estação meteorológica integrada e um dashboard que gerencia estes e outros projetos da Facens, transformando o campus em uma Smart City.

“Nossa preocupação vai além das questões tecnológicas e do desenvolvimento e manutenção destes projetos, focamos em uma educação cidadã. Por isso, a grade curricular da Instituição é totalmente alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODC) da ONU, na Agenda 2030, os conceitos de ESG – Meio Ambiente, Social e Governança e emprega os conceitos de IoT, Inteligência Artificial, 5G, transformação digital e social, diversos tipos de conectividade, além das melhores práticas de gerenciamento de projetos”

destaca Regiane.

Dentro deste quesito de sustentabilidade, forte pilar de Smart Cities, a Facens venceu, por dois anos consecutivos, o Green Gown Awards, e foi considerada a instituição de ensino superior privada mais sustentável do Brasil em 2021, pelo UI GreenMetric World University Rankings.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x