O Centro Universitário Facens foi reconhecido como Referência Nacional na 21ª edição do Prêmio Brasil Digital Ozires Silva, considerado um dos mais importantes do país em aprendizado, desempenho e transformação digital. A cerimônia oficial de premiação aconteceu no dia 3 de novembro de 2025, em São Paulo.
O prêmio demonstra que a Facens ocupa um lugar de destaque nacional, servindo de inspiração para outras organizações em práticas inovadoras, sustentáveis e inclusivas. A experiência inscrita pela instituição, “Facens: Tecnologia, inovação e educação sustentável”, destaca o compromisso institucional em integrar academia, mercado e comunidade. O reconhecimento foi conquistado na modalidade Aprendizado & Desempenho.
Criado em 2002, o Prêmio Ozires Silva celebra iniciativas que impulsionam a inovação e a transformação digital em processos e modelos de negócio, alinhando-se às diretrizes de ESG (Ambiental, Social e Governança) e à E-Digital – Estratégia Brasileira para Transformação Digital.
Ecossistema de inovação
Fundado em 1976, o Centro Universitário Facens construiu um ecossistema, proporcionando um aprendizado “hands on” (“mão na massa”) para os seus estudantes. Seus principais diferenciais se concentram em uma estrutura única de dez centros de inovação que funcionam como laboratórios vivos:
- LIGA: desenvolvimento de games, apps, realidade aumentada e virtual, metaverso e blockchain.
- SMARTLAB FACENS: soluções em Cidades Inteligentes.
- ED+ Content Hub: produção de conteúdo digital de alta qualidade.
- LIS: Laboratório de Inovação Social, focando em impacto na comunidade.
- FabLab: laboratório de fabricação digital que oferece acesso a ferramentas e máquinas como impressoras 3D, cortadoras lasers, entre outras.
- BRAIN: pesquisa e desenvolvimento em Inteligência Artificial.
- CEDEPS: desenvolvimento de produtos e sistemas em hardware, software e firmware.
- FACE: Centro de Empreendedorismo e Inovação Aberta.
- ENLACE: promoção do bem-estar e qualidade de vida.
- LINCE: Laboratório de Competições Estudantis de tecnologia e engenharia.
Essa estrutura, somada à governança com base nos princípios do ESG, um Instituto de Pesquisas (IP Facens) e a presença de diversas empresas e multinacionais no campus – como Huawei, Veolia, CPFL Energia, Splice e Trina Solar – permitem que tecnologias como inteligência artificial, robótica, realidades digitais, impressão 3D, biotecnologia, cibersegurança e energia renovável sejam exercidas na prática, com foco nos desafios reais do mercado, aplicando tecnologias para inclusão social e colaboração com empresas públicas, privadas e comunidades em vulnerabilidade.
Para a Reitora do Centro Universitário Facens, Profa. Dra. Patrícia Klahr, o prêmio reforça a visão estratégica da instituição e a pertinência de seu modelo educacional.

Este reconhecimento como Referência Nacional no Prêmio Ozires Silva é a prova de que estamos no caminho certo, construindo um ecossistema educacional que conecta, de forma genuína, inovação, sustentabilidade e impacto social. É uma validação do nosso modelo, que não apenas utiliza soluções tecnológicas, mas as aplica para gerar impactos reais e sustentáveis, desenvolvendo profissionais para um futuro que exige a integração de tecnologia e propósito.”






Deixe um Comentário