Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Alunos e professores Facens desenvolvem aplicativo para ajudar pequenos agricultores na gestão de suas lavouras

Alunos e professores do curso de Engenharia Agronômica da Facens criaram, em parceria com o Laboratório de Inovação, Games e Apps (LIGA) da Instituição e o Arranjo Produtivo Local (APL) AgroTech Sorocaba, o aplicativo AgroTips, cujo objetivo é auxiliar pequenos produtores rurais na gestão de suas propriedades. A solução, que conta com vídeos e tutoriais interativos, apresenta demonstrações e sugestões para orientar tomadas de decisões em demandas como amostragem e adubação, uso da água, pragas e doenças, conservação do solo e gestão agrícola.

De acordo com a coordenadora do curso, Carla Voltarelli, professores de várias disciplinas se envolveram na concepção do projeto, que visa atender agricultores da região de Sorocaba e cidades vizinhas.

“Tudo foi pensado em conjunto. Todo o conteúdo do aplicativo foi produzido pelos alunos, que participaram, inclusive, das gravações dos vídeos. O intuito sempre foi atender as demandas dos pequenos produtores e as necessidades apresentadas durante as conversas que tivemos com o Arranjo Produtivo Local (APL) AgroTech Sorocaba e região, que fica sediado no Parque Tecnológico da cidade”, conta a docente, que acrescenta ainda que “o aplicativo já foi testado por aproximadamente 700 agricultores”.

Carla comenta também que, apesar da grande representatividade da agricultura brasileira no cenário mundial, as pequenas propriedades familiares muitas vezes ficam sem a assistência adequada, o que pode afetar na tomada de decisões e resultar em custos mais altos e menor produtividade.

“O uso crescente de smartphones no campo e o acesso à internet em áreas remotas criaram uma oportunidade significativa para melhorar a disponibilidade de informações úteis para esses agricultores. O AgroTips busca justamente resolver essas questões e permitir que esses trabalhadores otimizem o uso de insumos e adotem práticas agrícolas atualizadas”

completa.

O evento de lançamento do aplicativo acontece em Sorocaba, no dia 10 de outubro, às 14h, durante a 1ª Feira Agrícola Facens. 

A programação, que tem início às 8h e termina às 17h, conta com parceria com a Embrapa Instrumentação, e inclui apresentações sobre tecnologia pós-colheita e demonstrações práticas sobre o tema e apresentações práticas de diversas empresas. Durante todo o dia, os participantes terão uma visão abrangente das inovações e tendências atuais no setor agrícola. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x