Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Facens é destaque em Competições Acadêmicas em 2020

Em 2020 o curso de Arquitetura e Urbanismo da Facens alcançou uma importante marca, participando de quatro grandes concursos de projetos para estudantes.

Todo o trabalho foi realizado de forma remota e os alunos se superaram para entregar excelentes resultados.

Conheça alguns dos projetos apresentados pelos alunos Facens em cada uma das competições.

8° Concurso Design for Living IAAC (Instituto Avançado de Arquitetura da Catalunha)

O concurso do IAAC, Instituto Avançado de Arquitetura da Catalunha, tinha como objetivo repensar o habitat humano.

Um tema atual e nada mais necessário, visto a realidade em que estamos presenciando, realizando todas nossas tarefas direto de casa.

Os alunos Arquitetura e Urbanismo Facens, Ana Carolina Mariano, Antoni Romiti, Giovanna Horst, Julia Oses e Milena de Abreu – junto com os alunos da Engenharia Agronômica – Ariadne Holtz e Giovani Silva, encararam este desafio e planejaram a Up House.

A unidade habitacional contava com uma estrutura modular, capaz de ser facilmente montada, além de considerar os novos espaços do programa habitacional em meio a pandemia: uma área de descontaminação ao chegar em casa; um home office e uma horta, para produção de alimentos próprios gerando menor deslocamento dos moradores a mercados.

Imagem do projeto desenvolvido pelos alunos.

O projeto foi um dos classificados para publicação no E-book do concurso, junto aos demais projetos, que será lançado em março de 2021.

13° Concurso para Estudantes de Arquitetura do CCBA – Centro Brasileiro de Construção em Aço

O 13° Concurso para Estudantes de Arquitetura do CBCA – Centro Brasileiro de Construção em Aço tinha por objetivo instigar a utilização do aço como material principal do sistema construtivo de um projeto arquitetônico, estimulando o trabalho criativo dos alunos.

A temática livre do concurso instigou os alunos Giovani Gomes, Laura Bacili e Maria Giulia Francischinell, que trouxeram a região do Matadouro Municipal de Sorocaba, que hoje encontra-se abandonado, para área de estudo da intervenção.

O projeto proposto com uso de estruturas de aço foi de um Centro Comunitário, integrado conectado ao Matadouro através de uma praça pública.

Imagem do projeto desenvolvido pelos alunos.

Concurso de Parklet do Plasma – Unicamp

O concurso para a criação de um Parklet junto ao laboratório Plasma, da Unicamp, visava a criação de um espaço externo ao laboratório onde os pesquisadores pudessem ter um tempo de descompressão e criação ao ar livre.

Uma das exigências era a utilização de placas solares, além da inclusão de itens de sustentabilidade, ergonomia e conforto térmico.

As alunas Emilly Silva do Amaral, Gabriela Aparecida Benevides, Milena Souza e Bruna Carolina N. Bittencourt contaram com a parceria do estudante de Engenharia Elétrica Facens, Nicolas de Castro Almeida, justamente para buscar o melhor aproveitamento da energia solar no local.

Concorreram ao concurso 21 projetos de 15 diferentes Universidades, entre os quais estava a Facens muito bem representada.

Imagem do projeto desenvolvido pelos alunos.

Concurso Parklet 4.0

O concurso do Parklet 4.0, organizado pelo site Projetar, foi uma iniciativa para a criação de projetos de parklets os quais promovessem a conivência urbana, sendo um espaço convidativo, de modo a atrair pessoas que se apropriassem dele.

Nesta iniciativa, a aluna Amanda Sonoda criou o projeto ilustrado da imagem abaixo, “Responsive Light Parklet”, com características específicas que se adaptam ao dia e noite. Dos 182 projetos apresentados, o Responsive Light Parklet teve grande destaque e chamou a atenção pela criatividade e inovação.

Imagem do projeto pela aluna Amanda Sonoda.
Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x