Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Facens desenvolve projeto anual de intercâmbio estudantil internacional virtual

Ao longo de 2021, o DRI (Departamento de Relações Internacionais) da Facens, em parceria internacional com o NYTech (New York Institute of Technology) e Instituto de Línguas Facens/CCBEU, e apoio do Centro Universitário Newton Paiva, promove o Academia and Society – Collaboration Across Borders: A Virtual Exchange Program.

Este é um projeto de intercâmbio acadêmico virtual e gratuito, aprovado no Edital Anual do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo de 2020.  

“Em tempos de pandemia, é fundamental nos adaptarmos e sermos criativos. Como há uma enorme restrição mundial de circulação para intercâmbio, acreditamos que este programa tem sido uma oportunidade valiosa para que os estudantes possam manter o acesso e contato com outras culturas, instituições e, assim, poder ampliar seus conhecimentos”

afirma Rosi Vieira, coordenadora do Departamento de Relações Internacionais (DRI) da Facens. 

O programa conta com três módulos, olha só:

Módulo 1: Professional Enrichment e Doing Business in Brazil and the United States

Ao longo de 8 encontros virtuais síncronos, os estudantes tiveram a oportunidade de mergulhar em ambientes de negócios reais e explorar seus contextos e suas melhores práticas nos dois países;  

Módulo 2 – Global Business Student Competition

Competição global que ocorre anualmente na NYTech, incorporada ao projeto de intercâmbio virtual, que reúne estudantes globais para interagir entre si e com líderes empresariais, a fim de trabalhar com soluções de um case do mundo corporativo. O desafio foi desenvolvido em parceria com as empresas, parceiras da Facens, Apex Tools Group e Emicol, por intermediação do IPFacens. 

Módulo 3 – Desafios e oportunidades

Perspectivas socioculturais e econômicas brasileiras perante o mundo: ao longo de 5 encontros serão analisados e discutidos os fatores histórico-culturais e macroeconômicos do Brasil e de suas características e oportunidades de empreendedorismo para se entender o cenário brasileiro e suas vantagens comparativas em relação ao mundo contemporâneo. 

A primeira etapa aconteceu ao longo de 8 encontros online e contou com 125 alunos, sendo 65 brasileiros e 60 estrangeiros. Já o segundo módulo teve 106 participantes, 58 do Brasil e 48 de outros país.

Global Business Student Competition

As equipes da Facens e Newton Paiva foram destaque na Global Business Student Competition, vencendo os cases Emicol e Apex Tools Goups, respectivamente. As duas primeiras fases aconteceram entre março e maio, e foram conduzidas pela NYTech.  

O último passo do programa será coordenado pela Facens e será dividido em 5 workshops, ministrados pelo Prof. Luiz Almeida Marins Filho, de agosto a outubro deste ano. 

PhD e mestrado em Antropologia pela Macquarie University (Austrália) pela Universidade de São Paulo, o acadêmico atuou como professor e pesquisador em diversos setores, como educação, por mais de 15 anos. 

O objetivo deste módulo é permear as características de destaque do Brasil em negócios perante o mundo, considerando seus aspectos socioculturais, desmistificando estereótipos e fortalecendo a cultura empreendedora do país. 

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
1 Comentário
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
trackback
2 anos atrás

[…] > SAIBA MAIS SOBRE O INTERCÂMBIO VIRTUAL FACENS […]

Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

1
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x