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Estudo aponta que brasileiros estão comprando mais online

As compras vão muito além de produtos de higiene e entrega de alimentos segundo a análise realizada no período de quarentena no Brasil

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em parceria com a Konduto, realizou uma pesquisa para analisar o comportamento de compra online do brasileiro durante o período de isolamento social.

O estudo analisou mais de 20 milhões de pedidos de produtos físicos realizados no período de 1 de março a 8 de abril, em 4 mil lojas online. Os resultados da análise mostram não só o aumento das compras online no país, mas também que elas não se restringem apenas a produtos dos segmentos alavancados pelo novo coronavírus.

Na primeira quinzena de março, quando o isolamento social começou a ganhar força no Brasil, até a segunda quinzena, quando estados e cidades anunciaram medidas oficiais de isolamento, a taxa de compra online caiu para 19,24%. Porém, durante o final do mês e na primeira semana de abril, essa taxa aumentou em 28,8%.

O estudo considerou 16 categorias diferentes de produtos físicos para a análise dos dados: artigos esportivos, autopeças, bazar e importados, bebidas, jóias e acessórios, brinquedos e jogos, calçados, cosméticos, eletrodomésticos, eletrônicos, farmácia, livraria, moda, móveis e artigos para a casa, óculos e supermercados. Os serviços de entrega e viagem não fizeram parte da análise, que será atualizada a cada duas semanas.

De todas as categorias, moda, eletrodomésticos e cosmético foram as que mais cresceram no último período de análise, tendo um aumento no número de pedidos por dia de 96,66%, 88,02% e 62,73%, respectivamente.

Já os produtos farmacêuticos e de alimentos também tiveram um crescimento muito rápido no início do isolamento social, mas perderam a força com o decorrer do período analisado.

Em março, o site LABS (Latin America Business Stories), apontou especialistas em comércio eletrônico tinham expectativas altas em relação ao segmento para a America Latina, por conta do novo coronavírus e que esse comportamento permaneceria pós pandemia.

Podemos esperar um impulso em tudo do universo digital no momento. Parte desse comportamento do consumidor que está sendo introduzido no momento permanecerá e causará um crescimento sustentado durante este ano e no próximo”

comenta Lindsay  Lehr, 
especialista em pagamentos da 
Americas Market Intelligence (AMI)

A ABCOMM, em parceria com a Konduto, já programou um novo estudo que deve incluir dados de servições, com análises do mercado de aplicativos, de entrega, cursos online, jogos online, hospedagens, passagens aéreas, rodoviárias e restaurantes.

Fonte: LABS

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Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

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