Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Estar bem, em qualquer lugar!

Minha estreia como colunista está sendo uma aventura bonita e interessante.

Queria que a coluna se chamasse ESTAR BEM porque quero muito que a gente ESTEJA BEM. Para isso, vamos trazer ideias, propostas, procurar “coisinhas” que parecem invisíveis, pensar junto com vocês, ir buscando emoções e dando alma para aquilo que a gente faz. VAMOS ATRÁS DO PUDIM NOSSO DE CADA DIA!

Mas, espera aí… o que é o pudim? Vou te explicar!

A teoria do pudim quer dizer que todos nós temos coisas boas dentro de nós e o “buraco. ” Muitas vezes, não enxergamos o pudim e ficamos só no buraco! Temos que sempre valorizar o nosso pudim! =)

Escolhi começar pelo Estar Bem em LUGARES. Falar de espaços de bem-estar. Mas, por que espaços? Obviamente, porque estamos há 40 dias no mesmo lugar e, já que aqui ficaremos mais um pouco, vale a pena explorar o conceito de Biofilia – que aprendi hoje – e significa a “capacidade que temos de criar espaços para ficarmos bem e ficamos bem para construir espaços que nos façam bem. ”

Então vamos lá! Nada de reclamar que está em casa, entediado. Chegou a hora de fazer do lugar que você está agora o mais agradável possível. Olhar para dentro e curtir o que você tem, onde você está e como você é.

Estão prontos? Vamos lá:

Primeiro, dê uma andada pela sua casa e sinta quais são os lugares que te fazem bem, e aqueles que te fazem sentir deprimido, angustiado, ou que te lembram alguma coisa ruim (não vale pensar na louça, hein?!).

Andou? Ok! Agora faça uma listinha e separe os lugares “não tão legais” e os lugares “pudim”.

LUGARES PUDIMLUGARES NÃO TÃO LEGAIS
Já fez a sua listinha?

Listou? Ótimo! Vamos começar pelos Lugares Pudim. Pense bem e responda para mim:

O que tem ali que você curte muito? Que emoções você sente quando está ali? O que poderia ter de diferente para melhorar? Quem poderia estar com você nesse lugar para a sensação melhorar?

Tic, toc, tic, toc… respondeu? Show! Agora, vamos para aqueles Lugares Não tão legais:

Se você colocasse uma plantinha, ficaria melhor? Talvez, você poderia desenhar algo e colocar ali para sentir mais “seu”. Humm… será que o problema é a iluminação? Como posso deixar mais iluminado? Quem sabe, uma musiquinha…. Não tem jeito? Se não tem jeito, tudo bem. Mas, evite ficar ali, certo?

Agora, pense comigo sobre o “estar bem” neste lugar.  Você está bem? Se sente confortável onde está?

Então faça uma selfie de neste lugar, compartilhe nas suas redes e marque aquelas pessoas que você vai convidar para curtir esse lugar com você, depois que a quarentena acabar!

É! Porque a quarentena VAI acabar.

E quando acabar nós vamos nos reencontrar. E quando chegarmos lá, vamos ver onde é que na Facens as nossas emoções batem forte. Vocês lembram desses lugares?

Lindo, né? Que delícia estar ali! E sabe por que, mesmo na quarentena, esses lugares estão lindos assim? Porque tem gente cuidando deles para nós.

Então, achei importante na minha primeira coluna falar destas pessoas que cuidam de nós e dos nossos lugares preferidos, mesmo sem percebermos.

Seu Ademar! Vocês conhecem nosso super jardineiro? Ele cuida da Facens como se fosse a casa dele! O lugar que ele mais curte lá é o novo jardim, ao lado do laguinho. Vocês conhecem? O Seu Ademar está lá, cuidando de tudo para nós e mandou um abraço para vocês! 

Junto com o Seu Ademar, toda alvoraçada, esta a Neuzinha, a rainha da limpeza! Vocês a conhecem? Ela adora o jardim ao lado do prédio C, e é de lá que ela manda um oi para nós!

E para que nada fique fora do lugar e tenha a impressão de “falta de cuidado”, O André está por lá. Ele diz que o espaço que mais gosta na Facens é a Biblioteca. Já viram o André por lá?

Todos que estão indo para a Facens, para manter o lugar que amamos, estão tomando todas as medidas de precaução para não adquirir o vírus. Vocês também estão, certo? Faça isso por eles. Faça isso por você, por nós! Para que logo possamos estar juntos e nos lugares que nos fazem sentir bem!

A receita do Pudim para hoje é: pessoas que estão bem, se cuidam e cuidam de espaços que nos fazem bem! Os espaços de bem-estar fazem bem as pessoas, e isso deixa todo mundo bem! =)

Até o próximo mês!

Raquel.

A biofilia é o ‘amor pela vida ou por organismos vivos’. É a nossa inerente ligação humana ao mundo natural. Em um mundo urbano de tecnologia e arquitetura industrial, essa ligação fundamental pode, às vezes, parecer praticamente perdida. O design biofílico é uma forma inovadora de aproveitar essa afinidade para criar ambientes naturais onde possamos viver, trabalhar e aprender. Ao incluir conscientemente a natureza no design arquitetônico ou de interiores.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
3 Comentários
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Regiane
3 anos atrás

Adorei!! Parabéns Raquel! Seu trabalho é lindo e imprescindível! Você faz a diferença! Vou cuidar do meu pudim! 🙂 Beijo

Giovanna T. N. Brígitte
Giovanna T. N. Brígitte
3 anos atrás

Parabéns, Raquel! O lugar é uma pequena porção do espaço em que vivemos, com a enorme capacidade de influenciar em nossas ações, reações e bem estar. Com eles criamos identidade pela importância que adquirem através de seus significados. Lindo rever essas pílulas de bem estar na Facens!
Abraços,

raquel
raquel
Responder a  Giovanna T. N. Brígitte
3 anos atrás

Saudade Giovanna. Não vejo a hora de chegar e inventar junto. bjjs
 
 

Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

3
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x