Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dia Internacional das Mulheres na Engenharia: conheça mais sobre a data

Por Eliane da Rocha

No dia 23 de junho é celebrado, mundialmente, o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia! A data foi criada pela Women’s Engineering Society (WES), para apoiar e inspirar as mulheres a ter sucesso como engenheiras, cientistas e líderes.

A WES foi criada após a Primeira Guerra Mundial, em 1919, quando as mulheres pioneiras que trabalharam em funções técnicas e de engenharia durante a guerra fizeram campanha para manter essas funções quando a guerra terminou.

Desde então, a instituição trabalha para inspirar e apoiar meninas e mulheres a atingirem seu potencial como engenheiras, cientistas aplicados e líderes técnicas.

Além disso, a instituição também concentra seus esforços para ajudar educadores, empregadores e influenciadores na criação de uma comunidade diversificada de engenharia.

A WES é uma dentre milhares de empresas ao redor do mundo em que estão trabalhando para garantir oportunidades às mulheres no ramo da engenharia, pois entendem que a diversidade traz grandes benefícios para o mercado e também para a sociedade.

Vamos falar de números?

Historicamente, as engenharias eram conhecidas como profissões masculinas. Desde seu surgimento, que data do século XVIII, só 200 anos depois há o registro da primeira mulher se formou na profissão.

Desde então, mulheres do mundo todo vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado do trabalho e, nas engenharias não é diferente. Vamos aos números!

O Censo da Educação Superior de 2016 mostra que o número de mulheres nos cursos de engenharia é maior que o número de mulheres engenheiras atuantes no mercado de trabalho. Isso nos mostra o quanto as novas gerações se interessa pela área!

De 2003 a 2013 a participação feminina no setor também aumentou em relação aos outros anos, crescendo 4%, assim como o salário, diminuindo um pouco a diferença de ganhos entre homens e mulheres.

Apesar do cenário ter mudado muuuuuuuuuuito desde os primórdios da engenharia, a inserção de mulheres nessa área é um trabalho que requer grande esforço da sociedade como um todo.

Cada vez mais se faz necessário que homens e mulheres, pequenas e grandes empresas, escolas, universidades e outras instituições estejam engajadas em incentivar e criar oportunidades para as mulheres.

Hoje, lembramos de Enedina Alves Marques, primeira mulher negra a se formar em engenharia no Brasil em 1945 e, damos um viva às engenheiras Andrea, Etiane, Karina, Lara, Sandra, Tamara, Thaís e, tantas outras que, juntas, formam mulheres que adentrarão ao mercado de trabalho com muita vontade, conhecimento e potência!

#FicaADica

Hoje, a equipe da Biblioteca da Facens indica a HQ Mulheres na luta: 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade.

A história em quadrinhos é da Marta Breen e conta, de forma ilustrada, as lutas e conquistas das mulheres ao longo dos séculos.

Outra dica também é o episódio #19 do Facens Cast, o podcast da Facens, que fala sobre Diversidade no Mercado de Trabalho – Mulheres nas áreas STEM!

Para falar sobre o tema, o podcast reuniu Sandra Puga – Diretora de Graduação Facens; Andrea Braga – Coordenadora Engenharia da Computação e Mecatrônica; e Carla Voltarelli – Coordenadora Engenharia Agronômica.

As três bateram um papo com Thiago Cordeiro e contaram um pouco sobre como é ser uma mulher na carreira STEM, trajetória profissional e como está o mercado de trabalho para mulheres atualmente.

Clique aqui e ouça!

Você conhece a Fabiana?

Na Facens, muitas garotas têm a oportunidade de ser grandes engenheiras e transformar o mundo! Para celebrar a data de hoje, nós vamos contar a história da Fabiana!

Ela se formou em Engenharia Civil, em 2002, e hoje, ela atua como engenheira no Canadá! Uma história inspiradora para tantas garotas que estão começando na área do STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Inspire-se com essa história e feliz dia para todas as mulheres que atuam na Engenharia!

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Raíssa
Raíssa
2 anos atrás

Ótimos dados, parabéns pelo texto. Só revisaria a data de formação da Enedina Alves Marques, que nasceu em 1913 e se formou em Engenharia em 1945 na UFPR.

Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

2
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x