Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Facens participa de projeto sobre mobilidade urbana com Universidade norte-americana

O estudante de mestrado em Ciência da Computação da Florida Polytechnic University, Diego de Paula, desenvolveu um projeto de mobilidade urbana durante seus estudos na instituição, em parceria com a Facens.

As instituições de ensino são parceiras e o aluno encerrou o curso sob a tutela das duas equipes acadêmicas. O trabalho de conclusão, formatado para a cidade de Sorocaba (SP), contou também com o apoio do Grupo Splice.

Para a realização do projeto, o Grupo Splice, especialista em soluções de controle de tráfego, possibilitou que Diego extraísse e disponibilizasse dados de aproximadamente 50 sensores de trânsito que controla na cidade de Sorocaba, no interior paulista.

O objetivo do projeto é captar dados que possibilitem tomadas de decisão imediatas dos agentes de trânsito, em relação ao fluxo e melhor fluidez de veículos em vias congestionadas.

A Splice e o estudante estão integrando as novas informações captadas pelo projeto ao sistema atual. Com isso, os agentes de tráfego passam a ter mais 46 fontes de informações para consulta e definição tática.

“Desenvolver um trabalho no mestrado e vê-lo sendo implantado tão rapidamente é extremamente gratificante. Agradeço profundamente a todo apoio das equipes da Facens, Florida Poly e Grupo Splice. Sem a participação e suporte de todos, não teria sido possível concluir o curso”

comenta Diego.

Em decorrência da pandemia, o semestre final foi cursado à distância, com o estudante em solo brasileiro e contando com todo suporte e orientação de uma equipe multidisciplinar composta por professores da Facens e da Florida Poly.

Do lado norte-americano, foi orientado pelo Dr. Reinaldo Sanchez-Arias, professor assistente de ciência de dados e análise de negócios. No Brasil, o estudante contou com a tutoria da Dra. Regiane Relva Romano, coordenadora do Smart Lab Facens.

“Nossa parceria com a Florida Polytechnic University é recente e sentimos que iniciamos da melhor forma possível com este projeto. O trabalho virtual em equipe foi maravilhoso e todos estivemos muito envolvidos em todos os processos. O Diego é um aluno brilhante e merece todo mérito deste trabalho”

afirma Regiane.
Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

1
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x