Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Curta-metragem feito em Sorocaba é destaque em festivais de cinema

“Onde fica a casa do meu pai?” foi selecionado para o Festival de Cinema de Caruaru e Festival de Cinema Juvenil de Skopje, na Macedônia

Com a ausência da figura paterna como tema central, o curta-metragem “Onde fica a casa do meu pai?” é destaque em dois festivais de cinema. Feito em Sorocaba, a produção foi selecionada para o Festival de Cinema de Caruaru e Festival de Cinema Juvenil de Skopje, na Macedônia.

Essa é a primeira obra de ficção escrita e dirigida pelo sorocabano Pedro Furquim, de 20 anos, estudante de Cinema em um centro universitário de Salto (SP). “A minha inspiração vem muito das minhas experiências, da minha história de vida, das minhas memórias e de coisas que eu observo”, explica.

O curta-metragem conta a história de Luísa (Rayane Nogueira), uma criança de 10 anos que mora apenas com sua mãe. Ao descobrir que a mãe (Gabi Pascale) não poderia vê-la dançar na escola, Luísa decide fugir e ir até a casa de seu pai (Tato Ribeiro) para convidá-lo pessoalmente para a apresentação.

“A ausência da figura paterna, que é o tema principal do meu primeiro curta de ficção, é algo que existiu durante toda a minha vida. Que também é a realidade de milhões de crianças brasileiras e no mundo, infelizmente”, afirma o cineasta.

O curta-metragem foi gravado durante três dias em julho de 2019, em locações no centro de Sorocaba e em uma escola próxima à região. Além de Pedro, a ficha técnica e o elenco de “Onde fica a casa do meu pai?” contam com outros sorocabanos.

É o caso de Tato Ribeiro, ator há mais de 15 anos, que interpreta o pai de Luísa no curta-metragem. Para o ator, é importante mostrar às pessoas quando produções feitas em Sorocaba fazem sucesso em festivais. “Acho muito bacana a visibilidade, tanto para o elenco quanto para a cidade”, afirma.

Seleção em festivais

“Onde fica a casa do meu pai?” foi o único filme da América Latina selecionado para o Festival de Cinema Juvenil de Skopje, na Macedônia. As exibições acontecem nesta sexta-feira (28) e no sábado (29), na capital e maior cidade da Macedônia do Norte. O festival é voltado para diretores de cinema de até 24 anos.

Já no Festival de Cinema de Caruaru, o curta-metragem está participando da mostra infantil. O público pode assistir aos oito filmes selecionados e votar no favorito até este sábado (29), no site do evento. O filme com maior número de votos receberá um prêmio.

Além desses eventos, “Onde fica a casa do meu pai?” recebeu o prêmio de Menção Honrosa na sexta edição do Curta Salto, festival de Cinema da cidade de Salto (SP).

O curta-metragem completo está disponível no YouTube, e pode ser assistido aqui:

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x