Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cuidado, você pode estar sofrendo de infoxicação!

Provavelmente você já chegou ao final de um dia de trabalho extremamente exausto mentalmente, certo? E-mail, mensagens no Whatsapp, grupos de trabalho no Teams, Feed do Instagram, dancinhas no Tik Tok, uma olhadinha no Facebook, reunião online, o telefone tocando, job urgente… cansou ai? Aqui também.

Essa sobrecarga de informações que recebemos diariamente e nos causa fadiga mental também é conhecida como infoxicação, ou “intoxicação de informações”. E se engana quem acha que esse termo é recente. Lá em 1996, o físico espanhol Alfons Cornellá já falava sobre isso.

No entanto, com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, cada vez mais estamos expostos a uma quantidade maior de informações, o que pode ser prejudicial para nossa saúde mental.

VOCÊ SABIA? De acordo com um ex-CEO do Google, a cada dois dias, é gerado o equivalente a toda a informação produzida desde o início da civilização até 2003. (Exame, 2022)

Não é só o trabalho que pode ser o catalisador desse fenômeno nas nossas rotinas. Desde o momento que acordamos estamos consumindo algum tipo de informação, são inúmeros os estímulos.

A infoxicação pode levar a uma sensação de sobrecarga cognitiva, estresse e ansiedade, além de prejudicar nossa capacidade de concentração e tomada de decisões.

Por isso, é importante aprender a lidar com a quantidade de informações que recebemos e evitar a infoxicação. Aqui estão três dicas para te ajudar a evitar a sobrecarga de informações:

Dê um tempo das redes sociais!

É muito fácil ficar em algum feed nas redes sociais. Você nem percebe, mas quando se dá conta já ficou meia hora rolando a For You doTik Tok, não é?

Esse pode ser um caminho sem volta para sobrecarga de informações. Por isso, é importante reconhecer o quanto de tempo você passa nas redes sociais e estipular um limite.

Você pode tentar se desconectar pelo menos uma hora antes de dormir para garantir uma boa noite de sono, por exemplo.

Seja seletivo!

Selecione suas fontes de informação: em vez de tentar acompanhar todas as notícias e informações disponíveis, escolha fontes confiáveis e se concentre nelas.

Você também pode escolher quais canais acompanhar para se manter atualizado, pode ser TV, as redes sociais, jornais…

Já ouviu falar em atenção plena?

A atenção plena, ou mindfulness, pode ajudar a reduzir o estresse e a sobrecarga de informações. Tente praticar a atenção plena por alguns minutos todos os dias, concentrando-se bem na sua respiração e percepção de tempo e espaço. Isso pode ajudar a acalmar sua mente e reduzir a sensação de sobrecarga cognitiva.

Que tal começar hoje a se desconectar um pouquinho? Conte aqui se você tem alguma outra técnica para descompressar das inúmeras informações que recebemos no dia-a-dia.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x