Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conheça 3 aplicações do número PI no dia a dia

O número pi, representado pela letra grega π, é a constante matemática mais famosa da história!

Ela é tão famosa, que comemora-se um dia só seu. Por decisão da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, desde 2009, a cada dia 14 de março o país festeja o Dia Nacional do Pi.

“O pi é um número incrivelmente importante”, explicou à BBC o matemático Chris Budd, da Universidade de Bath, no Reino Unido.

Embora possa ser arredondado para 3,141582, pi é um “número irracional”, ou seja, têm uma infinita quantidade de dígitos que se prolongam sem jamais repetir o mesmo padrão.

A ambição de alcançar o valor mais exato possível de pi gerou a criação de conceitos matemáticos importantes, como os algoritmos iterativos.

Além disso, ele é aplicado em diferentes áreas como engenharia, física e cosmologia e, no dia a dia. Olha só:

Celular

Em uma feita pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), o matemático norte-americano David H. Bailey explica que o pi tem um papel predominante na fórmula da Transformada de Fourier, uma ferramenta matemática que serve para decompor um sinal nas suas frequências constitutivas.

“O seu celular faz uma Transformada de Fourier quando se comunica com a torre de telefonia móvel local”, escreve Bailey.

“Até o seu ouvido faz uma Transformada de Fourier (ainda que não seja por computação digital) quando distingue sons de diferentes padrões ou quando reconhece a voz de um amigo”, acrescenta.

Essa ferramenta também é crucial para a conversão da voz em textos por equipamentos de reconhecimento vocal, explica Glen Whitney, fundador e diretor do Museu Nacional da Matemática, de Nova York.

“Quando você usa a Siri ou o Google Now, um dos primeiros passos do software consiste em captar a sua voz e fazer uma Transformada de Fourier”, afirma o matemático à revista Smithsonian.

GPS

“É possível usar pi para descrever a geometria do mundo”, disse Chris Budd à BBC. E esta frase não é metafórica, é literal.

Nas palavras do matemático, é importante “calcular pi com uma precisão alta para que tecnologias modernas como o GPS funcionem”.

“Na criação de mapas, a maioria dos métodos utiliza pi como parte do cálculo”, destaca o Conselho Nacional de Docentes da Matemática (NCTM, na sigla em inglês), dos Estados Unidos.

E esses números não servem apenas para a criação de um simples sistema de GPS de um automóvel.

“Quando os aviões voam grandes distâncias, o que estão fazendo, na realidade, é recorrer ao arco de um círculo. A rota deve ser calculada assim para medir com precisão o volume de combustível necessário”, acrescenta o NCTM.

O pi aparece, inclusive, em cálculos de navegação fora da Terra. A Nasa, por exemplo, usa 16 dígitos (3,1415926535897932) do pi para conseguir a precisão desejada ao seu “GPS espacial”, segundo um artigo publicado na revista Scientific American.

Relógio

Não é só a tecnologia atual que utiliza essa constante matemática. O pi também “está presente” nos relógios de pêndulo.

A fórmula matemática para o cálculo do tempo, que faz com que pêndulo oscile de um lado para o outro, se baseia no pi.

Em artigo publicado na revista Wired em 2013, Rhet Allain, professor de física da Universidade do Sudeste de Luisiana, nos EUA, disse que o “pi é quase mágico”.

“Simplesmente aparece onde a gente menos espera.”

Fascinante, não é? A BBC Brasil produziu um vídeo explicando um pouco mais sobre o universo desse número tão intrigante:

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x