Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Centro de Empreendedorismo Facens divulga os vencedores do Desafio de Inovação Aberta

Durante o mês de agosto, o Centro de Empreendedorismo Facens (FACE) realizou o Desafio Facens de Inovação Aberta em parceria com a empresa Schaeffler, voltado para todos os alunos do Centro Universitário.

Com o objetivo de proporcionar aos alunos a oportunidade de contribuir com soluções para problemas reais da indústria. O Desafio da Schaeffler foi propor soluções inovadoras para o sensoriamento das embreagens buscando melhor dinâmica entre manutenção e sustentabilidade!

O Desafio Facens de Inovação Aberta faz parte de uma iniciativa conjunta com as empresas Schaeffler e Toyota e terá a segunda parte neste mês de setembro com o Desafio da Toyota onde os alunos serão convidados a elaborar um conceito viável e criativo para segunda vida do uso das baterias utilizadas em carros eletrificados, com viés sustentável e social. 

Antes do lançamento dos Desafios, os alunos tiveram uma rica trajetória com o Webinar “Desvendando a Inovação”; o Curso de Férias gratuito com o tema “O Futuro da Mobilidade” que contou com as participações especiais do Diretor da ABRAVEI e consultor Técnico no Smart Lab Facens, Ricardo Bovo, que falou sobre futuro da mobilidade, e do Gerente responsável pela manutenção da frota de ônibus da Consórcio Sorocaba, Isaías Rodrigues, que compartilhou sua experiência como frotista, além do time de engenheiros e diretores das empresa Schaeffler e Toyota.

Após essa preparação e introdução ao assunto, se deu início ao Desafio Facens de Inovação Aberta Schaeffler com o apoio de outros Centros de Inovação da Facens, como: IP Facens, LINCE (Laboratório de Inovação em Competições Estudantis, MAIA, LIS (Laboratório de Inovação Social) e ED+ Content Hub.

Durante o Desafio os alunos passaram por uma trilha contendo workshops, oficinas, aulas técnicas e mentorias com o FACE, com os professores da Facens e com a equipe de engenheiros da Schaeffler. Foram 20 horas de conteúdos e um total de 15 dias de Desafio.

Conheça o Desafio

O Desafio proposto pela Schaeffler foi: REPSET SMART CLUTCH – Embreagem Sensorizada, onde, as equipes precisaram desenvolver uma solução inovadora para sensorização das embreagens. O objetivo do sensoriamento é detectar o momento de real necessidade de manutenção do equipamento, evitando paradas desnecessárias.

Para solucionar o Desafio as equipes passaram por uma série de oficinas, workshops e aulas técnicas e também por mentorias com membros da diretoria e engenheiros das empresas Schaeffler, além de um Curso de Férias ofertado pela Facens.

A apresentação da proposta de solução dos alunos foi dividida em dois dias e os critérios analisados na hora da avaliação do projeto foram: apresentação do pitch, viabilidade de implementação, inovação e diferencial, adequação ao mercado e, ao final, uma nota geral do projeto.

A banca avaliadora contou com a presença de Marcos Zavanella, Presidente & CEO Schaeffler América do Sul; Claudio Castro, Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento Schaeffler América do Sul; Claudio Braga, Vice-Presidente de Finanças Schaeffler América do Sul; Thiago Vilella, Engenheiro de testes e validação Schaeffler América do Sul; e Thiago Martins, Gerente Desenvolvimento do Produto no Aftermarket Automotivo Schaeffler América do Sul.

A inovação aberta tornou-se um eficiente meio para acelerar os avanços tecnológicos, além de integrar a empresa e a academia para a geração de valor para a sociedade. Essa ação em conjunto com os alunos da Facens abriu os horizontes para a co-criação e intensificou a inovação colaborativa para a Schaeffler.

Claudio Castro, Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento Schaeffler América do Sul.

O mercado hoje solicita das empresas soluções rápidas, práticas, com alto nível de qualidade e com excelente custo benefício. Para que essa equação seja resolvida, a interação entre empresa e universidade é fundamental. Conhecimento e experiência sempre formam uma parceria vencedora.

Marcos Zavanella, Presidente & CEO Schaeffler América do Sul.

Representando a Facens, estavam na banca o Reitor do Centro Universitário, Fabiano Marques; o Diretor Comercial do IP Facens, Ellis Menasce, e o coordenador do LINCE Facens, Paulo Sérgio.

Os vencedores!

A primeira parte do Desafio de Inovação Aberta em parceria com a Schaeffler contou com +180 alunos envolvidos no projeto e 7 equipes finais, que buscaram a melhor dinâmica entre manutenção e sustentabilidade. Após a apresentação de todas as propostas, os vencedores foram divulgados:

???? 1° lugar: Equipe OPTIME AUTO: Simei Barros Rosa, Frederico Martinelli, Matheus Ramos Santos e Gabriela da Silva Nogueira.

???? 2° lugar: Equipe SMART SHIFT: Bruno de Oliveira Correa, Lorraine Paloschi Vieira e Matheus Quintana de Oliveira

???? 3° lugar Equipe RFID CLUTCH: Guilherme Tenório de Souza Santos, Andreza de Sousa dos Santos, Railson Gabriel de Jesus Ramos e Laurin Lima dos Santos.

No mês de setembro acontecerá a segunda parte do Desafio Facens de Inovação Aberta, dessa vez com a empresa Toyota, onde os alunos serão convidados a elaborar um conceito viável e criativo para segunda vida do uso das baterias utilizadas em carros eletrificados, com viés sustentável e social.

Conheça mais sobre o FACE

O FACE tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de agentes de transformação e impacto positivo, cidadãos comprometidos com o coletivo e profissionais de excelência que tenham a vida como seu maior empreendimento.

O Centro atua como uma plataforma de informação, networking, apoio e reconhecimento de jovens talentos para despertar a consciência sobre a cultura empreendedora como forma de pensar e agir, incentivando o desenvolvimento de habilidades transversais e disseminando conhecimento sobre oportunidades e ferramentas que auxiliam cidadãos e profissionais a se destacarem no exercício de suas atividades. 

Para saber mais sobre o projeto, siga o FACE no Instagram @face_facens, entre em contato através do e-mail: empreendedorismo@facens.br ou WhatsApp: (15) 98122-0696.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
1 Comentário
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
trackback
2 anos atrás

[…] O Desafio da Schaeffler foi propor soluções inovadoras para o sensoriamento das embreagens buscand… […]

Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

1
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x