Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Alunos Facens constroem display de embreagem em parceria com Schaeffler

Em agosto de 2021, o Centro de Empreendedorismo Facens (FACE) realizou o Desafio Facens de Inovação Aberta em parceria com a empresa Schaeffler, com o apoio de outros Centros de Inovação da Facens, como: IP Facens, LINCE, MAIA, LIS e ED+ Content Hub, com o objetivo de proporcionar aos alunos a oportunidade de contribuir com soluções para problemas reais da indústria.

O Desafio da Schaeffler foi propor soluções inovadoras para o sensoriamento das embreagens buscando melhor dinâmica entre manutenção e sustentabilidade.

Durante o Desafio, a Schaefller disponibilizou para o Laboratório de Competições Estudantis (LINCE) um display funcional para demonstração e treinamento do sistema de embreagens para que os alunos pudessem observar e entender sobre o funcionamento do sistema a fim de criar a solução para o desafio proposto: REPSET SMART CLUTCH – Embreagem Sensorizada.

Ao final do Desafio, a Schaeffler presenteou o LINCE com um sistema de embreagem e convidou os alunos da Facens para participar do processo de montagem de dois sistemas.

Um dos sistemas ficará na Facens e outro será devolvido para a Schaeffler, que será usado para demonstrações gerais e treinamentos técnicos.

O time de montagem foi composto pelos alunos vencedores do Desafio Facens, Andreza dos Santos, Frederico Martinelli, Gabriela Nogueira e Matheus Quintana, alunos de Engenharia de Produção, Mecatrônica, Química e Mecânica, respectivamente.

Também integrarão o grupo os alunos Facens que se inscreveram para participar do processo, Daniel Batista e Guilherme Rodrigues, alunos de Engenharia Elétrica, Gabriel Bittar, Hugo Vieira, Vinícius Ribeiro e Weigle dos Reis, alunos de Engenharia Mecânica.

O time de especialistas será composto pelo Thiago Martins, Gerente de Desenvolvimento do Produto e Assistência Técnica da Schaeffler, Sergio Listoff, Assistente Técnico do Produto da Schaeffler, Paulo Sérgio, Coordenador do LINCE e Gustavo Albuquerque, Assistente de Projetos no LINCE.

A parceria com a área acadêmica proporciona novas e diferentes soluções, bem como avanços tecnológicos para atender às necessidades do mercado e da sociedade. É uma excelente oportunidade de envolver e complementar a experiência dos profissionais, que atuam na empresa, com o conhecimento e o pensamento “fora da caixa” da academia, ainda mais quando podemos contar com alunos de diversas áreas de conhecimento, e o resultado é surpreendente.

Thiago Martins, Gerente de Produto R&D Aftermarket Automotivo América do Sul, destaca:

Paulo Sergio dos Santos, coordenador do Laboratório de Inovação e Competições Estudantis Facens (LINCE), pontua que “ações como o Desafio Inovação Aberta trazem para ao aluno Facens a possibilidade de conhecer as necessidades das empresas em várias áreas de atuação, além de permitir uma aproximação com profissionais que compartilham seus conhecimentos com os alunos na solução de problemas e necessidades reais trazidas nos desafios.”

Segunda Sofhia Harbs, coordenadora do Centro de Empreendedorismo Facens, “a interação entre empresa e universidade é uma ótima oportunidade para que os alunos tenham essa proximidade com profissionais atuantes no mercado e possam aprender de maneira prática, objetiva e divertida!”

Para saber mais sobre o projeto, siga o FACE e o LINCE no Instagram: @face_facens e @lincefacens.

Para saber mais sobre o FACE, entre em contato através do e-mail: empreendedorismo@facens.br ou WhatsApp: (15) 98122-0696.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x