Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
Catar: conheça o país sede da Copa do Mundo 2022

Catar: conheça o país sede da Copa do Mundo 2022

Um dos países mais ricos do mundo, o Catar será a sede da Copa do Mundo que acontecerá este ano. O país localizado na península arábica é popularmente conhecido ao redor do mundo por seu alto desenvolvimento e industrialização, principalmente de suas duas maiores riquezas naturais: o petróleo e o gás natural.

Autoria do DRI Facens

Mas além de suas riquezas, há muito pouco sobre a história e a cultura do país que realmente é de amplo conhecimento das pessoas ao redor do mundo. Confira abaixo mais algumas informações e curiosidades sobre o menor país do Golfo Pérsico.

Dados gerais

Nome OficialEstado do Catar (Dawlat Qa?ar, em árabe)
CapitalDoha
Extensão Territorial11.437 quilômetros quadrados
LocalizaçãoOriente Médio
ReligiãoPrincipalmente o Islamismo
GovernoMonarquia Absolutista
Idioma oficialÁrabe
MoedaRial catari
População2.743.901 habitantes (dado de 2019)
Dados: Info Escola

A história do Catar

O território onde hoje se localiza o Catar já era habitado a milhares de anos, tendo participação ativa na Antiguidade como rota de comércio entre a Suméria (região que atualmente é o Iraque) e a Índia. Islamizada por volta do século VII e conquistada pelo emir* do Behrein no século XI, a península só veio conquistar sua independência em 1868 com o apoio do Reino Unido.

Neste período, foi instaurado um sistema de monarquia e o governo britânico ajudou a família al-Thani a assumir o poder, mantendo assim sua influência nas decisões tomadas sobre a defesa e política externa do país. É somente em 1972, após um golpe de estado do príncipe Khalifa bin Hamad al-Thani contra seu primo, que o país se torna realmente independente e sai do controle britânico

Veja também algumas curiosidades sobre este país:

  • Apesar do território pequeno, o país é um dos maiores poluidores do planeta por conta da alta emissão de gases de suas indústrias;
  • Cerca de 80% da população do Catar é composta de imigrantes que chegam ao país em busca de uma vida melhor;
  • O Catar é governado pela mesma família há 150 anos, a dinastia à frente do governo é a família Al Thani;
  • Em 2021 a Qatar Airlines, principal companhia aérea do país, foi nomeada a melhor companhia aérea do mundo pelo Skytrax Awards;
  • Salvo da extinção em 1970, o Orix-da-Arábia é um antílope encontrado na região e foi escolhido como animal símbolo nacional do Catar.
  • O Catar é sede da maior rede de televisão do Oriente Médio – a Aljazeera. O canal é o principal meio de comunicação sobre o mundo árabe.

Obs: O Emir é o líder político e militar de um país, esse título é usado principalmente por nações árabes e em estados turcos.

Para mais conteúdo como este, oportunidades internacionais e curiosidades culturais, nos siga no Instagram: @dri_facens.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x