Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A história do rádio 

Um dos principais meios de comunicação do século XX, o rádio foi uma revolução para sua época e por muito tempo foi a principal fonte de informações da população. Mesmo com os avanços tecnológicos das últimas décadas, essa ferramenta se mantém popular.  

Em 2022, comemoram-se 100 anos da presença do rádio no Brasil. Conheça mais sobre sua a criação:  

Sua origem 

Não há um consenso sobre a autoria da criação do rádio, mas os principais cientistas vinculados são o italiano Guglielmo Marconi, o austríaco Nikola Tesla e o padre brasileiro Roberto Landell de Moura. No entanto, é necessário reconhecer que o modelo que conhecemos hoje reúne inúmeras pequenas invenções de diversos cientistas. 

De forma resumida, o rádio é composto por três tecnologias: a telegrafia, o telefone sem fio e as ondas de transmissão. O objetivo de sua criação era de substituir o telégrafo com uma tecnologia que fosse melhor e mais rápida.  

A primeira companhia de rádio foi fundada em Londres em 1896, mas a primeira transmissão que uniu voz e música só aconteceu em 1906, nos Estados Unidos. 

O rádio chega ao Brasil 

A primeira transmissão de rádio no Brasil ocorreu no dia 07 de setembro de 1922, durante uma exposição comemorativa aos 100 anos da Proclamação da Independência no país. Naquela data, estações de transmissão foram instaladas em lugares estratégicos do Rio de Janeiro, Petrópolis, Niterói e São Paulo, e o discurso do então presidente Epitácio Pessoa foi transmitido ao vivo. Em seguida, foi transmitida a ópera “O Guarani”. 

No dia 20 de abril de 1923 foi inaugurada a primeira emissora de rádio oficial do Brasil, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que em 1936 se tornou a Rádio MEC. No início, o objetivo era que a rádio fosse somente educativa, mas ainda nos anos 1930 iniciou-se a transmissão de programas de entretenimento. Posteriormente, o sucesso das radionovelas e dos “cantores do rádio” popularizaram ainda mais o rádio entre as famílias brasileiras. 

Quer saber mais sobre o rádio no Brasil? O vídeo abaixo, do canal TecMundo, traz mais detalhes dessa história! 

Algumas curiosidades sobre o rádio:  

  • O rápido avanço tecnológico do rádio se deu principalmente devido ao interesse militar durante a Primeira Guerra Mundial em utilizar o meio de comunicação para transmitir avisos às cidades próximas da zona de conflito;  
     
  • A primeira transmissão pública de rádio no mundo foi feita pelo cientista Lee de Forest e seus colegas diretamente do topo da torre Eiffel em 1908;  
  • As forças armadas da Colômbia encomendaram uma música pop com uma mensagem em código Morse para os militares que haviam sido raptados. Era um hábito na época que os sequestradores deixassem seus cativos escutarem ao rádio, a mensagem dizia: “Dezenove pessoas regatadas, você é o próximo, não perca a fé”.   

Para mais conteúdos como este, siga @dri_facens! 

Referências:
https://www.letras.mus.br/blog/a-historia-do-radio/
https://thefactfile.org/radio-facts/
https://www.guiadoscuriosos.com.br/historia-do-brasil/10-curiosidades-sobre-o-radio-no-brasil/
https://www.techwholesale.com/history-of-the-radio.html

Rádio no Brasil comemora 100 anos junto com o Bicentenário da Independência — Português (Brasil) (www.gov.br) 

Por DRI Facens  

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x