Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Brasil entra pro TOP 10 na produção de energia solar

Por The News

Um dia de sol dá mais energia. O Brasil entrou pela 1ª vez na história no ranking entre os países que mais geram energia solar de todo o globo.

(Imagem: Absolar | Reprodução)

Pra ter uma ideia, já é a segunda maior fonte da matriz elétrica do país — com 11,2% da produção total —, perdendo apenas para as hidrelétricas 51,3%.

A fonte solar é renovável, ou seja, não emite dióxido de carbono ou outros gases do efeito estufa. Além disso, ajuda a diversificar as fontes de energia, aumentando a segurança de suprimento.

Em números ?

Foram mais de R$128 bi em investimentos e quase 784 mil empregos gerados desde 2012, pela energia solar. Isso sem falar nos 33 milhões de toneladas de gás carbônico evitadas.

E não para por ai: Com cerca de 30% dos investimentos em 2022, a potência de geração solar instalada no país cresce 1 GW por mês, em média. Nesse ritmo, em 2 anos o país dobrara sua produção.

Ontem mesmo (22/03) o Brasil lançou seu 1º parque de geração de energia associada — solar e eólica —, que sozinho abastece 1,3 milhão de residências.

Zoom out: A fonte solar, que já foi 3x mais cara que as demais, hoje é uma das mais baratas do mundo. Seus maiores custos de produção são o da tecnologia e dos painéis. Com isso, sua tendência é diminuir ainda mais, já que o preço da tecnologia costuma reduzir à medida em que é utilizada em maior escala.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x