Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bibliotecas de SP recebem mais 60 óculos com inteligência artificial que ajudam pessoas cegas na leitura

No final de 2022, as bibliotecas municipais de São Paulo receberam mais 60 novos óculos com inteligência artificial, chamados Orcam MyEye, que ajudam pessoas cegas na leitura.

A tecnologia foi criada em Israel e é capaz de transformar textos de qualquer superfíce em voz alta e sem necessitar de conexão à internet.

O dispositivo pesa apenas 22 gramas se conecta a todo tipo de armação de óculos. Para a leitura, basta apontar o dedo onde quer que ela seja feita.

O sensor óptico no dispositivo captura a imagem e através da inteligência artificial converte as informações instantaneamente em áudio por meio de um pequeno alto-falante localizado acima do ouvido.

Essa tecnologia é revolucionária, pois permite que qualquer pessoa que antes não tinha acesso à leitura possa ler o livro que quiser e usufruir do vasto acervo das nossas bibliotecas. Um único par de óculos é capaz de abrir as portas de milhares de mundos diferentes”

afirmou a secretária de Cultura Aline Torres, em nota.

Desde 2018, 54 bibliotecas da Coordenação do Sistema de Bibliotecas, além da BMA e do Centro Cultural São Paulo (CCSP), possuem uma unidade dos óculos para auxiliar pessoas na leitura.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x