Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A importância dos Oceanos para o equilíbrio no planeta

Por Rafael Camargo

Você sabia que os oceanos são responsáveis pela regulação da circulação atmosférica, distribuição da umidade, controle das temperaturas?

Além disso, eles são responsáveis pela maior produção de oxigênio, amenização do efeito estufa (retiram carbono e metano da atmosfera), apresentam um imensurável patrimônio de biodiversidade, favorece a navegação e o turismo. 

Para lembrar da importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no planeta Terra, o dia oito de junho é oficialmente o Dia Mundial dos Oceanos. A data foi oficializada em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.

Neste dia, milhares de pessoas que engajam com a causa buscam reforçar os cuidados com esse ecossistema e, mais que isso, buscam alternativas para reparar os danos causados pelo lixo e plástico que são jogados ou levados para o mar.

Essa é uma luta constante e diária. Várias ONGs e empresas se unem para trabalhar em soluções para amenizar os impactos tentando reverter a situação, evitando que mais lixo seja descartado de forma irresponsável.

Que pegada queremos deixar no Mundo?

Assim como a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Dia Mundial dos Oceanos nos traz a reflexão de que pegada queremos deixar no mundo?

Todo ser humano na Terra faz parte da grande da missão que é encontrar soluções para um futuro mais sustentável. As pequenas ações já contam e podemos encaixar nas nossas rotinas.

Os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis) podem orientar nossas ações sustentáveis tanto dentro de casa como nas empresas, governos, organizações, população e líderes mundiais.

Neste Dia Mundial dos Oceanos, compartilhe conhecimento e faça parte desta causa! Você pode se envolver com iniciativas e ajudar todos os mares e a natureza, denuncie se vir descarte irresponsável de resíduos.

#FicaADica!

A equipe Biblioteca da Facens reuniu aqui uma seleção dos melhores conteúdos para você saber mais sobre os Oceanos neste dia especial.

Dica de Filme: Em busca dos Corais – Netflix

Resumo: Recifes de coral estão desaparecendo em um ritmo acelerado. Na obra, uma equipe de mergulhadores, cientistas e fotógrafos mostra o motivo dessa devastação e seus impactos para a vida marinha.

Dica de Filme: Oceanos de Plásticos – Netflix

Resumo: Um explorador documentarista envolvido na causa oceânica investiga o que os lixos nos oceanos alteram em nosso ambiente, nossa vida e em todo o Planeta Terra.

A quantidade de plástico é muito grande. Garrafas que se prendem aos animais ou fragmentos que são engolidos são uma parte do problema, que fica ainda mais grave quando se considera que o microplástico entra na cadeia alimentar da fauna marítima e chega em nossa mesa.

Dica Bônus: Canal OFF

O Canal Off é um canal de TV por assinatura brasileiro lançado pela Globosat, tendo como público alvo jovens e adultos entusiastas da vida marítima.

Vai além do surfe e do esporte, o canal tem alguns programas especiais que mostram cuidados nos mares e exibem documentários sazonais sobre a temática do mês que envolve os Oceanos, sendo ela política ou jornalística.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
1 Comentário
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

1
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x